Pesquisar

Mérito é responsabilidade que deve ser partilhada

O Secretário Regional de Educação incentivou os alunos premiados a contagiarem amigos, colegas e familiares a buscarem o sucesso. 03-10-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Mérito é responsabilidade que deve ser partilhada

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou na cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito da Escola EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, que serviu também para assinalar o seu 23.º aniversário.

 

Um momento de reconhecimento ao trabalho e coragem de ser diferente, considerou o titular da pasta da Educação.

 

«Valorizar e premiar o mérito é uma forma extraordinária de iniciar mais uma etapa de trabalho; é o reconhecimento àqueles que, no ano anterior, mais se destacaram e, acima de tudo, um momento que pode e deve servir de exemplo para os que, associando o desempenho dos colegas, possam transportar para si próprios o desejo de atingir esse patamar de excelência», perspetivou Jorge Carvalho, lembrando que é na escola que se forma a comunidade.

 

«É aqui que formamos as nossas crianças e jovens, que os tornamos capazes e competentes para que a sociedade onde serão inseridos de forma ativa, possa ser uma sociedade capaz e competente», relevou.

 

Reiterando a aposta na diminuição dos focos de indisciplina, aumento dos níveis de sucesso e criação de contextos favoráveis ao bom relacionamento como outros aspetos muito importantes na formação dos jovens, o Secretário Regional enfatizou a ideia transmitida pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola da Camacha, Daniel Quintal, de procura incessante de ser sempre melhor.

 

«Esse deve ser o nosso princípio, o nosso grande desafio: procurar hoje ser melhor do que ontem, mas que hoje seja o ponto de partida para sermos melhores amanhã. É esse pressuposto, de que podemos sempre melhorar, independentemente do patamar onde nos encontramos, que deve ser incutido nos nossos alunos», afiançou Jorge Carvalho, recordando que o mérito individual ali reconhecido parte de uma lógica coletiva.

 

«Se estes alunos serão distinguidos porque foram os melhores, foi porque tiveram bom acompanhamento por parte dos professores, preocupação e apoio das famílias e também muitas vezes dos próprios colegas. Ou seja, estes premiados são a parte visível de todo um trabalho liderado pelos professores. Daí agradecermos a toda a comunidade educativa pela forma como tem procurado interpretar o projeto da escola visando o sucesso dos nossos alunos», elogiou o governante.

 

Jorge Carvalho deixou ainda uma mensagem de incentivo aos alunos distinguidos.

 

«Os premiados são os melhores, mas isso dá-lhes também responsabilidades junto daqueles que lhes são mais próximos, colegas, amigos e familiares, em procurar que esse seu exemplo de esforço, trabalho e dedicação possa contagiar aqueles que vos são mais próximos. Nunca se deixem vencer pela facilidade porque, no dia em que isso acontecer, deixam de estar no topo e passam para a fasquia do intermédio. Mantenham o princípio do trabalho e dedicação, porque numa sociedade cada vez mais competitiva há sempre lugar para os melhores, por isso procurem estar sempre entre eles», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.