Pesquisar

«Felizmente perdemos o complexo de valorizar os melhores»

Jorge Carvalho elogiou Município da Ribeira Brava por premiar os melhores alunos do Concelho. 06-10-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
«Felizmente perdemos o complexo de valorizar os melhores» O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, associou-se à cerimónia de entrega de Prémios – Menção Honrosa, aos melhores alunos da Ribeira Brava, realizada esta quinta-feira (6 de outubro) no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
Foram agraciados 28 estudantes, os dois melhores de cada escola do concelho, com vales de compras em materiais escolares de 50€ (1.º ciclo), cheques no valor de 100€ (2.º e 3.º ciclos) e de carta de condução (Secundário).
 
O titular da pasta da Educação no Governo Regional elogiou a iniciativa da Autarquia em premiar o trabalho, a dedicação e o empenho daqueles que se distinguiram.
«É um momento muito importante porque felizmente perdemos o complexo de valorizar os melhores. É usual o discurso social da meritocracia, mas há depois comportamentos antagónicos ao reconhecimento desse mesmo mérito. Por isso, parabéns à Câmara Municipal da Ribeira Brava por criar as condições para reconhecer aqueles que são os melhores alunos do Concelho», louvou Jorge Carvalho, considerando os premiados um exemplo a seguir.
 
«É importante termos faróis na sociedade e, neste papel de melhores alunos, vocês são um referencial para os vossos colegas e devem assumi-lo. Sendo um prémio individual, resulta de um conjunto de contextos – da dedicação dos professores, do apoio familiar, etc. Devem partilhar esta experiência, por forma a que os vossos colegas procurem também atingir este patamar», incentivou o Secretário Regional, preocupado com as estatísticas que colocam Portugal, num conjunto de 35 países, como o terceiro com a maior taxa de abandono escolar.
 
«O desafio que vos faço, caros alunos, é que nunca abandonem a escola. Reduzir o abandono escolar é um dos grandes objetivos do Governo Regional. Sempre que um aluno abandona a escola, há um problema pessoal, numa primeira instância, que depois será familiar e, finalmente, um constrangimento social, porque uma pessoa amputada na sua formação terá dificuldade de desempenhar em pleno o seu  papel na sociedade», preconizou Jorge Carvalho.
 
A preocupação com a formação deve ser então comunitária, porque só uma sociedade com indivíduos suficientemente habilitados e formados será competente para enfrentar os desafios do futuro.
 
«Esses desafios exigem à vossa geração múltiplas competências e capacidade de adaptação às circunstâncias e novidades que surgirão num ritmo cada vez mais acelerado. Por outro lado, aos professores que preparam os jovens com dedicação e empenho, devem procurar que todos os alunos atinjam o sucesso à medida de cada um, pois todos nós temos competências diferentes», concretizou o Secretário Regional.
 
Por seu turno, Ricardo Nascimento, Presidente do Município da Ribeira Brava, considerou aquela cerimónia como uma pequena amostra da valorização dada à Educação.
«Esta Autarquia nunca viu a Educação como uma despesa, mas sim como um investimento com retorno garantido», sublinhou o Edil, reiterando a ideia de Jorge Carvalho.
«Garanto-vos que os mais bem formados estarão melhor preparados para enfrentar os desafios e superar as dificuldades que aparecerem», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.