Pesquisar

25 Coisas que vais fazer na Faculdade além da Licenciatura...

Provavelmente os melhores anos da tua vida 07-03-2022 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
25 Coisas que vais fazer na Faculdade além da Licenciatura...
Estes serão provavelmente os melhores anos da sua vida. Saiba como aproveitá-los bem.
Os anos que vai passar na universidade marcam a passagem da adolescência à vida adulta. Não significa que a vida perca a graça depois de se licenciar, mas há coisas que dificilmente volta a ter oportunidade, ou desculpa, para  fazer. Por isso, é agora ou nunca! Siga algumas dicas da Business Insider e divirta-se em grande!
 
1. Adormecer nas aulas
Nem mesmo o vigor dos 20 anos consegue aguentar as noitadas de farra ou de estudo sem fazer estragos durante o dia. Dificilmente terminará o curso sem ter sido apanhado a dormir por um professor e ter passado uma vergonha.
 
2. Escrever um artigo para o jornal ou o site da faculdade 
Participar nas actividades da sua escola é uma forma de se sentir parte dela e de melhorar a sua integração. Comece a olhar para o jornal logo no início do ano e veja como pode colaborar. Quem sabe se não salta para o estrelato logo no primeiro semestre?
 
3. Ir a festas onde não conhece ninguém e fazer novos amigos
No início vai ter de ser mesmo assim. Se vai para uma faculdade onde não tem nenhum ponto de apoio, esta é a forma de começar a fazer amizades. Faça-o logo nas primeiras semanas, pois é a altura em que todos passam pelo mesmo problema e é mais fácil meter conversa.
 
4. Tornar-se um embaixador da escola
Orgulhar-se da sua faculdade e falar bem dela a toda a gente, de tal forma que já nem o podem ouvir. E pode aproveitar essa paixão para se voluntariar e servir de guia a estudantes que visitem a escola antes de decidirem inscrever-se, ou mesmo para organizar apresentações da escola em algumas escolas secundárias. Documente-se bem sobre a história da escola - os seus principais marcos, os ex-alunos mais brilhantes, os professores que fizeram história - e aprenda a contá-la de forma interessante, com detalhes e histórias curiosas.
 
5. Inscrever-se na Tuna
Juntar-se à Tuna vai criar laços tão fortes com a escola e com os colegas que talvez nunca mais se desfaçam. Não são raros os casos de ex-membros das tunas que continuam ligados a elas e a participar em digressões mesmo depois de já terem carreiras de sucesso.
 
6. Assistir às aulas teóricas de uma disciplina que não é do seu curso
Pode haver várias razões para o fazer, umas mais nobres do que outras. Ou porque o professor parece um irmão do ator Ryan Gosling ou porque o assunto lhe interessa ou porque está de olho em alguém que frequenta essas aulas. O importante é não deixar as suas disciplinas para trás. O saber não ocupa lugar e esse interesse até pode ser uma pista para o mestrado a escolher.
 
7. Juntar-se à associação de estudantes
Se gosta de resolver problemas, este é o sítio certo. É mais fácil para quem chega de novo detetar algumas falhas que podem ser facilmente resolvidas, e que muitas vezes fazem uma grande diferença na vida dos alunos. Se já identificou alguns problemas e eventuais soluções, vá bater à porta da associação de estudantes e proponha-se colaborar com eles. Leve ideias novas, trace planos de acção para as pôr em prática, e comece a preparar o terreno para uma candidatura nas próximas eleições. Um cargo de liderança na faculdade vai dar-lhe estaleca para voos mais altos no futuro.
 
8. Interessar-se pela cultura de colegas estrangeiros
Hoje, fazer a faculdade é uma forma de conhecer novas culturas sem sair do pais. Algumas escolas garantem ter 50% de alunos estrangeiros em alguns cursos, o que permite a todos uma interacção muito interessante de experiências e conhecimentos. E as amizades entre nacionalidades enriquecem a rede de contactos de todos. Ajude os colegas de outras nacionalidades e mostrar a sua cultura - organizando uma mini-exposição, uma palestra ou mesmo preparando uma excursão ao seu país.
 
9. Liderar um protesto
É típico da juventude estar contra tudo e todos, ou pelo menos, contra muita coisa. Rebelar-se contra uma nova medida da direção da faculdade ou do governo que considera um atentado aos direitos dos estudantes, pode realmente impedir que ela avance e tem outra vantagem: traz o seu nome para a ribalta.
 
10. Quebrar as regras e entrar num local de acesso restrito
É mais uma história para contar aos filhos, mais tarde. E especialmente quem gosta de pisar o risco não resiste uma sinalética de 'Acesso Reservado' ou 'Probida a Entrada a Estranhos', nem que seja a arrecadação dos artigos de limpeza. Mas melhor será se for uma área mais excitante.
 
11. Desafiar uma escola rival para competição para provar a vossa superioridade
Isto é uma outra forma de mostrar o envolvimento com a escola e de fomentar o espírito de camaradagem entre colegas. Pode ser um jogo de futebol, um Trivial Pursuit ou uma espécie de Olimpíadas, com várias modalidades. O importante é que não implique muitos gastos, nem grandes questões logísticas.
 
12. Fazer imensas diretas
A estudar ou a divertir-se, esta é a altura da vida em que há vontade e energia para não ir à cama muitas noites... e algumas seguidas!
 
13. Convencer um professor a dar uma aula no relvado, num dia de sol
Em Portugal somos muito conservadores, mas não custa tentar reproduzir o que se vê em alguns filmes americanos. Afinal, não será por falta de sol ou de uma temperatura amena, basta apenas haver boa vontade, para quebrar as barreiras e dar uma aula diferente. Faça disto um acontecimento: fotografe e envie a foto para o site da escola. Por vezes, estas atitudes fora da caixa ajudam a estreitar as relações entre professores e alunos, e até podem fomentar o interesse destes pela cadeira.
 
14. Sair todas as noites durante uma semana e provar todas as bebidas que ainda não experimentou
Atenção que isto não é um incitamento ao abuso do álcool. Provar não significa abusar. Mas é uma espécie de teste que, sobretudo, os rapazes fazem nesta altura da vida, e geralmente acaba com uma crise de fígado no fim-de-semana, que se vai curar para casa dos pais, sem nunca contar a verdade.
 
15. Regatear uma nota com um professor
Até pode saber que o trabalho que entregou foi feito 'às três pancadas', mas o facto de precisar desesperadamente de uma boa nota para escapar ao exame escrito, leva-o a usar todos os argumentos para conseguir uma melhor nota.
 
16. Obrigar o seu companheiro de casa a fechar-se no quarto para não ter de assistir às suas cenas escaldantes na sala, sempre que arranja companhia
É um clássico e quem não o fez que atire a primeira pedra. Ele ficará furioso sempre que isso acontecer, mas vai pagar-lhe da mesma moeda assim que tiver oportunidade.
 
17. Fazer uma viagem sem destino (e quase sem dinheiro) pela Europa com alguns colegas
É uma boa maneira de se divertir enquanto conhece novos países, e põe à prova a sua capacidade de se adaptar às situações e sair fora da zona de conforto.
 
18. Organizar uma festa em que o dress code é 'tudo menos roupa'
O objectivo não é que os seus colegas apareçam nus, mas que puxem pela cabeça para inventar indumentárias feitas com os materiais mais diversos.
 
19. Não dormir durante três dias e três noites para se preparar para um exame
Não é um bom princípio, mas vai acontecer quase de certeza. E será sempre uma história que ficará para contar aos filhos, quando tiver de lhes explicar que não devem deixar tudo para a última hora.
 
20. Planear uma comissão de boas-vindas aos caloiros
Convença o reitor a dizer umas palavras, organize uma visita guiada à escola e garanta patrocínios para uns 'comes e bebes'.
 
21. Promover um campeonato de Trivial Pursuit com a matéria do curso
Fazê-lo nas últimas semanas antes das férias, fomenta o espírito competitivo entre colegas e obriga os participantes a começarem a estudar a matéria para os exames, com alguma antecedência. Todos saem a ganhar.
 
22. Arranjar um part-time
Sair da faculdade sem nunca ter tido uma experiência profissional (o estágio não conta) não é bom para o currículo. Além disso, precisa de ganhar algum dinheiro para sustentar a sua vida boémia e algumas escapadelas que queira fazer com os amigos ou com a namorada. Vai aprender a gerir melhor o tempo, percebe o que as empresas valorizam nos empregados e poupa os seus pais.
 
23. Cantar e dançar músicas pimba
Quando chega a Semana Académica, mesmo os estudantes mais atinados e até os mais alternativos, se transformam e entram no espírito. Da noite para o dia, todos sabem as letras das músicas de Quim Barreiros e não têm vergonha de as cantar a plenos pulmões.
 
24. Perder tardes à conversa no bar da faculdade 
Faltar às aulas nem sempre é sinónimo de não pôr os pés na escola. Mesmo os mais assíduos, podem ser praticamente desconhecidos para certos professores, porque preferem ficar à conversa no bar, do que escutar mais uma dissertação sobre a política económica no tempo de Salazar. Por vezes, estas conversas parecem-lhe tão importantes que só quem está de fora não percebe que a salvação do mundo pode depender delas...
 
25. Dançar, nem que seja uma vez, em cima de uma mesa
Porquê? Porque sim. Só porque é um ato de ousadia e porque quase todos os jovens o fazem uma vez na vida e mais tarde sentem alguma ponta de orgulho em tê-lo feito, mesmo que a situação até tenha sido embaraçosa.

 

www.expresso.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.