Pesquisar

Desenvolvimento integral com Desporto Escolar

Benefícios do desporto e da prática desportiva vão muito além dos físicos e motores. 17-10-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento integral com Desporto Escolar O plano de atividades externas de enriquecimento curricular na área do Desporto Escolar, destinado aos estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, foi apresentado na quinta-feira (13 de outubro).

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, manifestou-se confiante no sucesso do plano que, neste ano letivo, estender-se-á por oito semanas e envolverá cerca de 12 mil alunos.

«Proporcionaremos a estes alunos experiências diversificadas em contextos diversificados, fora do contexto escolar, contribuindo para o seu crescimento integral», sublinhou o governante, acrescentando que estas mesmas experiências podem determinar opções salutares no futuro.

«Adquirido este conjunto de ferramentas de prática desportiva, poderá ser otimizado em fase adulta, concorrendo para a adoção de comportamentos e atitudes saudáveis e para uma sociedade mais ativa», preconizou. 

Para além da importância da atividade e do exercício físico do ponto de vista do crescimento, Jorge Carvalho realçou ainda a adoção intrínseca de valores, atitudes e princípios, fundamentais no processo de desenvolvimento das crianças e alunos.

«Todo este ambiente de convívio que se cria entre os alunos das diferentes escolas, é muito importante para a sua socialização e próprio desenvolvimento. Não há dúvida que o desporto e a prática desportiva trazem não só benefícios em termos físicos e motores, mas também do ponto de vista psicossocial, associando o cumprimento de regras e os valores do fair-play. É na conjugação de todos estes contextos que se procura criar hábitos de prática desportiva em idades precoces, potenciar hábitos de vida saudável e, acima de tudo, criar condições para o desenvolvimento integral dos nossos jovens», concretizou o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.