Pesquisar

Confiança, pertinência e eficácia na utilização das estatísticas

Jorge Carvalho considera Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015 «uma ferramenta essencial no desenho de políticas públicas de educação». 20-10-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Confiança, pertinência e eficácia na utilização das estatísticas

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na apresentação pública do Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015, realizada na manhã desta quinta-feira (20 de outubro), na Escola Secundária de Francisco Franco.

 

No dia em que se comemora o Dia Europeu da Estatística, o governante contextualizou a iniciativa como um contributo para o reconhecimento e a confiança dos cidadãos nas estatísticas oficiais, que devem ser sinónimo de responsabilidade, de credibilidade e de transparência.

 

«Aos organismos produtores de estatísticas oficiais é exigido que a sua produção seja independente, consistente e válida. Só assim a mesma poderá constituir fonte de informação que importa valorizar no âmbito das políticas públicas. No caso das estatísticas da educação, os dados em bruto são recolhidos junto dos alunos, dos docentes, das escolas e, em geral, dos agentes da comunidade educativa. Por isso, todos temos o dever de disponibilizar os dados atempadamente e com rigor, para serem devidamente tratados e analisados», sublinhou Jorge Carvalho, reconhecendo que a produção das estatísticas oficiais exige o envolvimento de todos, em geral, e de cada um, em particular.

 

«Uma comunidade que ambiciona o Progresso e o Desenvolvimento, não tem só de colaborar na produção das suas estatísticas; tem necessariamente de confiar nas mesmas e, por isso mesmo, ser capaz de utilizá-las com pertinência e eficácia», defendeu.

 

O Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015 inclui os dados oficiais das Estatísticas Gerais da Educação desde 2007/2008, aos quais têm sido acrescidas outras informações dos diferentes domínios de atuação da Secretaria Regional de Educação, nomeadamente dados da Educação Especial e do Desporto Federado.

 

A presente edição contempla, pela primeira vez, informação da Juventude e do Desporto Escolar. Nessa mesma linha de valorização, destaca-se o trabalho sobre o “Perfil do Docente – 2015”, que também pela primeira vez se aborda publicamente, disponibilizando um conjunto de indicadores que fornecem informação relativa à classe, suas caraterísticas sociodemográficas e condições de exercício profissional.

 

A informação contida no Anuário 2015, tal como nos anos anteriores, apresenta-se organizada por níveis de ensino e sistematizada, permite conhecer o estado atual e evolutivo da Educação na RAM, constituindo-se como instrumentos privilegiados de análise e decisão.

 

Permite não só comparações no tempo como no espaço. Sendo harmonizada a nível nacional, podem efetuar-se comparações com o Continente e a Região Autónoma dos Açores. Apresenta-se ainda desagregada por Município, possibilitando as mais diversas análises, a nível Local, Regional e Nacional.

 

Dos dados agora revelados, o Secretário Regional destacou alguns.

 

«Refira-se a aposta crescente no ensino profissional para os jovens, que representa atualmente 40,8% do total do ensino secundário na RAM. Só nos Cursos Profissionais, de 1 633 alunos em 2010/2011 passou-se para 3 336 em 2014/2015, registando uma variação de 51,0% no período de cinco anos.

 

No mesmo intervalo de tempo, a taxa de conclusão no Ensino Básico Geral passou de 81,2% para 91,6% e, no Ensino Secundário, apesar de registar taxas de conclusão mais baixas quando comparadas com as anteriores, a evolução é significativa: passou-se de 60.0% em 2010/2011 para 72,4% em 2014/2015. No que respeita às modalidades destinadas aos adultos, o aumentofoi de 11,8% no Ensino Secundário e 9,0% no Ensino Básico», sublinhou Jorge Carvalho, considerando por isso o Anuário «uma ferramenta essencial no desenho de políticas públicas de educação» e realçando a circunstância de esta ser a primeira publicação do Anuário desde que o Observatório da Educação da RAM foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Estatística.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.