Pesquisar

Ligação direta ao Erasmus+ para “Mudar Vidas, Abrir Horizontes”

Unidade de apoio visa agilizar e aumentar o sucesso de candidaturas aos projetos europeus. 15-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Ligação direta ao Erasmus+ para “Mudar Vidas, Abrir Horizontes”

“Mudar Vidas, Abrir Horizontes”. É este o lema do Erasmus+ Educação e Formação, programa que visa proporcionar oportunidades nas áreas da Educação Escolar, Educação e Formação Profissional, Ensino Superior e Educação de Adultos, apresentado esta segunda-feira (14 de novembro) no Centro de Juventude do Funchal, numa conferência de imprensa que contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.


Esta sessão de divulgação do programa, primeira de um périplo pelo país da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, contou com mais de meia centena de participantes, que se revezaram ao longo do dia pelas diferentes temáticas abordadas por quatro técnicos da supracitada agência. Os destinatários finais desta mensagem – “Mudar Vidas, Abrir Horizontes” – são estudantes, estagiários, funcionários e instituições académicas e de investigação.

 

«O Governo dá muita importância ao trabalho em rede, à possibilidade de contacto com outras experiências e, acima de tudo, à envolvência dos jovens nesta lógica empreendedora que é fundamental para nós, quer enquanto cidadãos, quer enquanto Região ultraperiférica, conquanto tudo isso significa», sublinhou o Secretário Regional.

 

O Governo Regional pretende desta forma potenciar a mobilidade para fins de educação e aprendizagem, aumentar as competências cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, professores e comunidade educativa em geral, aprofundar o trabalho em rede com outros quadros de referência educativa, a nível europeu, sensibilizar para o aumento do conhecimento, através de experiências multiculturais, baseadas na partilha, trabalho em equipa e no contacto com outras culturas e países, reforçar a consciência europeia, o diálogo estruturado e um maior contacto com os processos de decisão, capacitar e valorizar o quadro docente das escolas da RAM e elevar o capital dos jovens estudantes, enquanto modelo educativo de referência.

 

Para dinamizar a envolvência dos madeirenses nos diferentes projetos europeus, Jorge Carvalho anunciou a criação de uma unidade de apoio na Direção Regional da Juventude e Desporto (DRJD), com enfoque na implementação de clubes europeus nas escolas da RAM.

 

«Embora saibamos que em muitas escolas e associações existem projetos aprovados pelo Erasmus+, entendemos sistematizar o conhecimento e a participação, criando um núcleo que valorize o programa e seja um espaço de troca de experiências. Funcionará numa lógica de interface entre a Agência Nacional e as escolas da Região, procurando não só centralizar a informação mas sobretudo difundi-la», enfatizou o governante, confiante de que esta ligação direta com os técnicos da Agência Nacional e com as escolas, resultará em mais iniciativas e projetos.


«Podemos fazer mais e melhor e é essa a perspetiva, tanto desta formação como do núcleo agora criado, para que haja uma melhor comunicação com as instâncias nacionais e europeias», concluiu o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.