Pesquisar

70 anos de imperturbável irreverência artística

Nos 70 anos do Conservatório, Jorge Carvalho realça «profundas raízes que sustentam projeto», que permitiram encontrar sempre «soluções justas e adequadas» em cada transformação organizativa. 17-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
70 anos de imperturbável irreverência artística

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM) comemora este ano o septuagésimo aniversário. A efeméride será assinalada com uma série de iniciativas, apresentadas esta quarta-feira (16 de novembro) numa conferência de imprensa que mereceu a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.
 
Momento que o governante aproveitou para relevar o papel que aquela instituição desempenhou no campo do ensino das artes, «num contributo indelével, que marcou sucessivas gerações e deixou um rasto inesquecível na sociedade madeirense».

«Para que assim fosse, foram indispensáveis a visão e o entusiasmo dos fundadores, a dedicação e a competência dos que se lhes seguiram, bem como o acolhimento e resposta positiva de uma sociedade que fez das diversas formas de cultura um meio para rasgar os limites da insularidade, para se afirmar cultural e socialmente», sublinhou o titular da pasta da Educação, apontando a conjugação entre potencialidades inatas, competências instaladas e correspondência social como elementos da fórmula que permitiu ao Conservatório ter-se mantido como a referência formativa no campo das artes na Região.
 
«Os resultados são inquestionáveis. Ao fim de 70 anos, o Conservatório permanece ágil, interventivo, competente, indispensável; da “Sociedade de Concertos” em 1943, que tinha por objetivo a contratação de músicos para a realização de concertos no Funchal e deu origem, em 2016, à Orquestra Clássica da Madeira, não houve apenas uma mera adaptação aos tempos – mais que isso –, houve o aprofundamento e a fortificação das raízes que tornam este projeto sempre atual.»
 
Jorge Carvalho recordou a história do CEPAM, desde a sua fundação em 1946 pelo Eng.º Luiz Peter Clode, até à atualidade, passando pelas suas diversas roupagens, a última das quais operada na mudança do século, quando se deu resposta à criação de cursos profissionais nas áreas da Música, do Teatro e da Dança, de modo a qualificar, para o mercado, profissionais destas áreas.
 
«Muito mais se poderia enumerar, destacar e elogiar neste percurso; mas se há lição que ele contém é o da extraordinária capacidade para, sob diferentes modelos organizativos, designações diferenciadas e até intervenções distintas, ter sempre subsistido como o cerne do ensino, divulgação e realização das mais diversas formas de arte na Madeira. Parece-nos razoável retirar a lição de que a irreverência artística, pilar indispensável da criatividade, não foi perturbada pelas transformações organizativas, pois foi sempre possível encontrar soluções justas e adequadas aos fins da organização e aos direitos dos que a compõem. Foi assim no passado, será assim no presente e não deixará de ser assim no futuro – e isso está assegurado pelas profundas raízes que sustentam este projeto com 70 anos de existência», finalizou o Secretário Regional.
 
Para já estão definidos os seguintes momentos comemorativos:
 
2016
20 de novembro
Espetáculo Comemorativo no Madeira Tecnopolo (17h00)
3 de dezembro
Concerto da Orquestra de Sopros no Madeira Shopping
2017
13 de janeiro
Concerto em prol da Delegação Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro no Teatro Municipal Baltazar Dias (21h00)
24 de fevereiro
Espetáculo da Orquestra Académica no Teatro Municipal Baltazar Dias, com participação dos alunos do ERASMUS+ provenientes dos Conservatórios parceiros no projeto
8 de abril
Concerto com 70 alunos das diversas escolas profissionais do país sob batuta do maestro Pedro Dias
6 de maio
Espetáculo “Um Dia com as Artes”
28 de julho
Espetáculo da Orquestra Académica no Teatro Municipal Baltazar Dias
13 de dezembro
Espetáculo da Orquestra Académica no Teatro Municipal Baltazar Dias



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.