Pesquisar

Soluções diferentes face às necessidades futuras

Sinergia entre Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco permitiu encontrar soluções diferentes para 23 alunos. 22-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Soluções diferentes face às necessidades futuras A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco celebraram, na passada sexta-feira (18 de novembro), um protocolo visando a formação de 23 jovens estudantes do Curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, em regime partilhado entre aqueles dois estabelecimentos de ensino.
Consubstanciou-se assim o desafio lançado pelo Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, que fez questão de marcar presença naquele ato.
 
«As dificuldades que o sistema educativo enfrentará nos próximos anos, devido à redução significativa do número de estudantes, e a necessidade de capacitar os nossos alunos e cidadãos de competências que lhes permitam enquadramento no mercado de trabalho, levaram-nos a desafiar estas duas escolas para que, cada uma potenciando os seus melhores recursos, pudessem efetuar esta formação. Esta sinergia permitiu encontrar soluções diferentes e que – acreditamos – podem responder a necessidades futuras. É importante estarmos atentos aos sinais, aos novos contextos, e encontrarmos as respetivas soluções», perspetivou o titular da pasta da Educação, elogiando a coragem das instituições que arriscam fazer diferente.
 
«Albert Einstein dizia que “louco é aquele que, fazendo sistematicamente a mesma coisa, espera um dia obter resultados diferentes”. Aquilo que se pretende com este protocolo é uma solução diferente, que foge às rotinas e à tipologia das nossas organizações, mas responde às necessidades, centrando-se nas motivações e opções dos alunos. No fundo, abre-se um espaço de reflexão para que, em termos futuros, esta solução possa ganhar outra dimensão, envolvendo estas e outras instituições», concretizou Jorge Carvalho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.