Pesquisar

Assembleia Legislativa abre portas ao jazz

Parceria entre a ALRAM e a SRE permitirá aos alunos do Conservatório tocar no Salão Nobre daquele edifício. 21-04-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Assembleia Legislativa abre portas ao jazz A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) e a Secretaria Regional de Educação (SRE), representados pelo Presidente Tranquada Gomes e pelo Secretário Regional Jorge Carvalho, respetivamente, celebraram, esta sexta-feira (21 de abril), um protocolo de cooperação tendo em vista a realização de concertos por parte de alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) no Salão Nobre daquele edifício.

É convicção de que este intercâmbio e cooperação entre estas entidades contribuirá para um aprofundamento do conhecimento mútuo e para a aproximação da sociedade à instituição parlamentar e ao meio académico artístico.

Jorge Carvalho enfatizou a oportunidade concedida aos jovens instrumentistas, neste caso de jazz, de exibirem os seus dotes artísticos. «É importante que, durante a sua formação, os nossos artistas tenham oportunidade de estar em contacto com o público e de apresentar o resultado dessa sua formação. Este protocolo permite exatamente isso, que os jovens possam sair da sala de aula e apresentar-se ao público», sublinhou o Secretário Regional, apontando à pertinência do palco disponibilizado aos alunos.
«A aposta da Região na componente artística é reconhecida e é um dos resultados da autonomia, pelo que proporcionar concertos na casa da autonomia é um aspeto de grande relevância e de reconhecimento do quão importante é esta casa para a região», concretizou Jorge Carvalho.

Por seu turno, Tranquada Gomes relevou as «boas parcerias estabelecidas com a SRE», dando como exemplo as comemorações dos 40 anos de Autonomia, certo de que este protocolo enquadra-se perfeitamente no projeto “O Parlamento mais Perto”.
«Entendemos que é necessária esta abertura do Parlamento à sociedade e é com iniciativas destas, no âmbito da cultura, que se pode dar a conhecer, tornar-se mais aberto e mais próximo do cidadão. Neste caso, permitindo aos alunos do Conservatório exibirem os seus talentos e proporcionando aos madeirenses um programa de qualidade», prognosticou o Presidente da ALRAM, revelando que, em 2016, o edifício da Assembleia recebeu quase 1300 visitantes.

«Embora mais orientada para a política e para a fiscalização dos atos do governo, a Assembleia não pode alhear-se de todo da cultura. É uma parte do caminho da autonomia que percorremos com este protocolo, de aposta nos nossos talentos, de dar-lhes uma perspetiva de futuro, uma possibilidade de mostrarem aquilo que valem, aquilo que aprendem; isto também constitui um elemento de identidade madeirense», concluiu Tranquada Gomes.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.