Pesquisar

Jorge Carvalho anuncia para junho abertura do concurso de professores

Revelação do Secretário Regional de Educação no 12.º Congresso dos Professores da Madeira. 19-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Jorge Carvalho anuncia para junho abertura do concurso de professores O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, garantiu, esta sexta-feira (19 de maio), na sessão de abertura do 12.º Congresso dos Professores da Madeira, que os concursos para seleção e recrutamento de pessoal docente para o ano letivo 2017/2018 serão abertos no próximo mês. «Procuramos responder de forma eficaz aos interesses dos professores, realizando  os concursos para o próximo ano letivo a partir de junho, de modo a que possam organizar não só as suas atividades letivas, como a sua vida pessoal e gozar as suas férias de forma tranquila», enfatizou o titular da pasta da Educação no Governo Regional, recordando que os prazos estabelecidos em anos anteriores resultaram de «contingências e limitações, até do ponto de vista normativo», que transcenderam a Secretaria que dirige.
 
Discursando para os docentes participantes no 12.º Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), cujo tema é “Ética, Docência e Sindicalismo: Sentidos, Razões e Consequências”, Jorge Carvalho relevou o papel social dos mesmos. «Temos uma perceção muito clara da importância que os professores detêm na construção da sociedade. É através dos professores, o mesmo é dizer através da escola, que conseguimos criar uma sociedade capaz, competente, equitativa, uma sociedade cada vez mais participativa e ativa do ponto de vista da cidadania», assumiu o Secretário Regional, dando conta da estabilidade que os docentes encontram no sistema educativo da Região, fruto de um trabalho concertado também com o SPM. 
 
«Das cerca de 400  contratações a termo certo, cerca de 390 são para suprir baixas médicas e necessidades excecionais e não permanentes do sistema. Isto significa que a  esmagadora maioria dos professores têm vínculo permanente com a Região, que tem criado condições para valorizar o professor, para valorizar a escola», referiu Jorge Carvalho a propósito das recentes medidas do Governo da República no sentido da vinculação extraordinária de docentes, as quais não têm impacto na Região.

«Essas condições são fruto do diálogo profícuo, desenvolvido a partir das convicções das partes envolvidas, através do qual temos procurado aproximar os interesses das diferentes partes, nas quais se integra o SPM, que tem procurado acompanhar o desenvolvimento do sistema educativo regional», concluiu Jorge Carvalho.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.