Pesquisar

Concurso Escolar ‘Todas as flores que eu sonhei’

Projeto Vencedor 30-04-2024 Educação, Ciência e Tecnologia
Concurso Escolar ‘Todas as flores que eu sonhei’

Como que para “dar um cheirinho” da Festa da Flor que se aproxima, esta terça-feira (30 de abril), foi “desenhado”, no Plaza Center Madeira, o tapete vencedor do Concurso Escolar ‘Todas as flores que eu sonhei’.

 

Os alunos Rafael Caetano e Sara Ferreira (EBS de Machico), sob a orientação da Prof. Alexandra Carvalho, foram os premiados nesta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que integra o suplemento escolar ‘Ponto e Vírgula’, uma parceria com o Diário de Notícias da Madeira e o Plaza Center Madeira.

 

O trabalho destes estudantes representa uma estilização da planta endémica da Madeira, Echium candicans (massaroco), conseguida através da utilização de “fatias” de troncos de diversos tamanhos preenchidas no seu interior com flores.

O concurso, que contou com a participação de seis escolas secundárias e de 19 propostas, materializa um tapete de flores e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do sentido estético dos jovens estudantes do secundário, bem como apelar ao comportamento sustentável na decoração de espaços públicos.

 

Na entrega do prémio aos alunos, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, elogiou a «coragem dos alunos em tornar público o seu trabalho» e agradeceu aos parceiros pela possibilidade de «amplificar para a sociedade as dinâmicas instaladas nas escolas».

 

«Todos os projetos são pensados para criar condições para afirmar os nossos alunos, seja no conhecimento mais puro, seja no desenvolvimento de componentes artísticas. Não temos dúvidas de que estamos a formar uma geração de pessoas extraordinárias, uma geração de pessoas competentes e capazes para que, também dessa forma, a sociedade tenha esses princípios e fundações», sublinhou Jorge Carvalho.

 

Por seu turno, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, relevou a criatividade patenteada no tapete em exposição. «É isto que é preciso impulsionar: liberdade para pensar, para criar, de fazer alguma coisa diferente e vocês jovens têm essa oportunidade. A criatividade não depende de um decreto, não depende dos outros, a criatividade está em cada um de nós. Explorem isso ao longo da vossa vida e encontrarão um espaço de felicidade», preconizou o governante.

 

O diretor do Plaza Center Madeira, Vítor Rodrigues, sublinhou a pertinência deste concurso que «desafia, e bem, os jovens a se associarem a um dos eventos mais emblemáticos da Região», enquanto o diretor do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Miguel Oliveira, manifestou-se satisfeito por também «concretizar o objetivo de incentivar os jovens ao exercício de uma cidadania mais ativa».


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.