Pesquisar

Escola precisa do envolvimento dos psicólogos

Secretaria Regional e Ordem da classe celebram protocolo de cooperação. 13-10-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Escola precisa do envolvimento dos psicólogos A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, através da Delegação Regional da Madeira, celebraram, quinta-feira (12 de outubro), um protocolo de cooperação que visa contribuir para o sucesso educativo através da valorização dos contributos da Psicologia como ciência e profissão e, em última instância, mediante a promoção do desenvolvimento profissional e científico dos psicólogos a exercer nos contextos educativos da Região Autónoma da Madeira.
 
O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, salientou a relação de proximidade entre aquelas instituições, agora reforçada com o protocolo estabelecido. «A Educação é uma responsabilidade social, de todos os seus agentes, e obviamente que os psicólogos, pelas possibilidades que têm no desempenho das suas funções, são muito importantes no funcionamento das nossas escolas e no sucesso do nosso sistema educativo», destacou o governante, aludindo aos cerca de 50 psicólogos integrados na Educação.
 
«O seu desempenho é relevante dentro das estruturas escolares. Há hoje uma noção clara de que a escola necessita deste envolvimento, de partilhar aquele espaço com outros saberes e outros técnicos, para que possamos construir uma sociedade capaz e competente. É com essa intenção, de proporcionar uma melhor integração na sociedade da geração em formação, que encaramos o contributo desta área do conhecimento como fundamental na definição do percurso de sucesso que queremos que seja para todos e à medida de cada um», perspetivou o Secretário Regional.
 
Por seu turno, Francisco Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, considerou um desafio o facto de «a Região estar numa posição privilegiada face àquilo que se verifica em outras regiões do país», no que toca aos recursos disponíveis nas escolas. «É importante avançar para um referencial técnico, que clarifique e valorize cada vez mais o papel dos psicólogos, que reforce o seu papel enquanto consultores do próprio sistema, junto da gestão das escolas, para que o seu trabalho chegue a mais pessoas», sublinhou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.