Pesquisar

Projeto de vida sólido é repto para os jovens

Jorge Carvalho incentiva juventude a apostar nas suas competências e capacidades para ultrapassar obstáculos no futuro. 12-08-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto de vida sólido é repto para os jovens

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, assinalou esta quarta-feira (12 de agosto) o Dia Internacional da Juventude com uma iniciativa que reuniu cerca de 300 jovens no Parque de Santa Catarina. Ali foi apresentada uma panóplia de atividades lúdicas, formativas e desportivas que deliciaram os jovens e mesmo alguns menos jovens, aproveitando o belo dia de verão e a ‘boleia’ proporcionada pela iniciativa.

Esta efeméride, instituída pela Assembleia-Geral da ONU, tem como premissa a promoção e o reconhecimento do potencial da juventude, enquanto agente de transformação social. De acordo com este princípio, o Governo Regional evidencia – na celebração desta data – algumas das linhas orientadoras da sua ação em termos de política de juventude, que promovam a sua participação ativa e cívica, bem como a adoção de hábitos de vida saudáveis, através da prática desportiva e da preservação do ambiente.

Aspetos valorizados pelo Secretário Regional de Educação nas palavras que dirigiu aos jovens. «Este é um dia de reflexão sobre os desafios, dificuldades e, acima de tudo, as vantagens de ser jovem. Hoje, ser jovem é ter a possibilidade de, na panóplia apresentada, quer em termos de formação quer em termos de atividades, poder-se definir um projeto de vida sólido. É esse também o nosso propósito quando organizamos eventos desta natureza, – o de proporcionar aos jovens o contacto com um conjunto de instituições e atividades que podem contribuir não só para a sua formação, como para a ocupação dos tempos livres de uma forma saudável», sublinhou Jorge Carvalho, lançando um repto aos jovens. «Apesar das dificuldades que enfrentam, essencialmente ao nível do mercado de trabalho, deixo-vos o desafio: sejam competentes, procurem ser mais capazes. Se forem competentes e capazes, terão condições para ultrapassar as exigências que vos serão colocadas no futuro. Aproveitem a vossa juventude de forma positiva e preparem a vossa caminhada em direção à fase adulta e de maiores responsabilidades.»



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.