Pesquisar

Dimensão psicológica completa preparação desportiva de sucesso

Formação “Psicologia e Desporto” reuniu cerca de 150 docentes. 08-03-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Dimensão psicológica completa preparação desportiva de sucesso O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, realçou a importância da psicologia no desporto enquanto instrumento de reforço e consolidação de competências técnicas indissociáveis da melhoria das performances dos atletas. «Não restam dúvidas que a dimensão psicológica é uma daquelas a que deve ser prestada a devida atenção, pois sem ela a preparação desportiva será sempre insuficiente, porque incompleta. A dimensão holística do praticante desportivo, nas mais diversas modalidades, formas e contextos, não pode prescindir de uma preocupação holística com as atividades a desenvolver, o que exige níveis de competência de dirigentes e técnicos cada vez mais aprofundados», observou o governante na sessão de abertura da ação de formação “Desporto e Psicologia”, primeira do Plano de Formação de 2018, que decorreu esta quinta-feira (8 de março), na ES Jaime Moniz.

Jorge Carvalho considerou que este trabalho integral, sob o ponto de vista físico, técnico e psicológico, terá reflexos positivos na pessoa muito para além do desporto. «Esse Homem retirará vantagens da referida implicação desportiva para se transformar num indivíduo capaz de enfrentar positivamente os diferentes ciclos de vida, ser capaz de participar na construção de uma sociedade justa. Assim, quando se fala em “melhores resultados”, estamos a falar, necessariamente, de influências e consequências positivas na estrutura integral desse mesmo homem, capacitando-o, através da sua implicação desportiva, a ser melhor», concluiu o Secretário Regional.

Esta formação contou com a intervenção de Sidónio Serpa, professor na Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa) e autor do livro “Mente, Desporto e Performance: O Fator Psi”, apresentado no final da iniciativa.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.