Pesquisar

Contributo inequívoco das Artes na Educação

Secretário Regional releva investimento nas Artes. 06-09-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Contributo inequívoco das Artes na Educação Jorge Carvalho considera que a valorização da sociedade através do ensino das artes, implementado ao longo dos últimos 40 anos na Região Autónoma da Madeira (RAM), está patente não apenas na quantidade e na qualidade de executantes, nas diferentes áreas artísticas, mas também na envolvência dos alunos e dos professores nas atividades dinamizadas ao longo dos anos letivos.
 
O Secretário Regional de Educação falava na sessão de abertura do IX Congresso de Educação Artística, esta quarta-feira (5 de setembro), tendo ainda declarado que «há um contributo inequívoco das Artes na educação e formação dos jovens. Educar para e pelas artes tem sido uma aposta do Governo Regional desde há muito porque, através das suas inúmeras dinâmicas, as Artes contribuem de forma significativa para um melhor desempenho dos nossos alunos e das nossas escolas». O responsável pela pasta da Educação aludiu também à particularidade daqueles envolvidos no processo de «se darem aos projetos e aos outros», casos da professora Zélia Gomes e da Associação Recreio Musical União da Mocidade, distinguidos durante a sessão com o “Prémio Educação Artística 2018”.
 
Para Jorge Carvalho, é importante haver capacidade de intervenção e de sensibilização junto dos jovens para a criatividade e para a exteriorização das emoções, porque é também pelas artes que afirmamos a cultura regional. «A escola deve ser um espaço de desenvolvimento de talentos e cabe-nos, enquanto educadores, administradores, professores, criarmos condições para que cada um, encontrado esse talento, o desenvolva», concluiu o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.