Pesquisar

Estratégia e simplicidade eis o conceito da matemática

Campeonato Regional de Jogos Matemáticos reuniu 250 na Ribeira Brava. 25-02-2019 Educação, Ciência e Tecnologia
Estratégia e simplicidade  eis o conceito da matemática

Cerca de 250 alunos e 86 professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico reuniram-se, sexta-feira (22 de fevereiro), na Final do 3.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [3CRJM], que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Luís Mendes, na Ribeira Brava.

 

Foi o momento alto deste projeto tutelado pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, que teve o condão de promover o ensino-aprendizagem da matemática de uma forma lúdica, tal como salientou o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho. «Olhem para a matemática com este conceito de simplicidade, com esta lógica estratégica, de resolução de problemas do nosso quotidiano e de situações com que nos deparamos no dia a dia», incentivou o governante, apelando aos alunos para espalharem a palavra. «Partilhem com os vossos colegas e amigos esta sensação do quão agradável foi participar nos Jogos e de como a matemática, apesar de ser muitas vezes vista como muito complexa, ser pelos vistos até relativamente simples.»

 

O projeto promove o desenvolvimento de competências matemáticas, nomeadamente ao nível da concentração na dinâmica de um jogo de tabuleiro, na visualização de sequências de jogadas (previsão de uma sequência de ações) e na ponderação e na avaliação de alternativas baseadas em processos de decisão (“pensar primeiro, agir depois”).

Esta metodologia de aprender a jogar e a brincar com a matemática foi elogiada por Jorge Carvalho. «A estratégia leva-nos a refletir, as nossas ações devem ser ponderadas e é isso que a matemática exige: pensamento. Nesta era do digital, em que tudo é instantâneo, é importante e necessário termos esse tempo de reflexão», sublinhou o Secretário Regional.

 

Os três primeiros classificados do 1.º ciclo nos jogos “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastros”, bem como os do 2.º ciclo nos jogos “Gatos & Cães”, “Rastros” e “Produto”, representarão a RAM na Final do 15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos que terá lugar no próximo dia 29 de março na Maia – Porto.

 

 

Classificação

 

Semáforo (1.º Ciclo)

1.º lugar Ricardo Freitas (EB1/PE Ponta Delgada e Boaventura)

2.º lugar Diogo Gonçalves (EB1 Lombada)

3.º lugar Manuel Franco (Colégio de Santa Teresinha)

 

Gatos e Cães (1.º Ciclo)

1.º lugar Mateus Garanito (EB1 Ribeira Brava)

2.º lugar Rui Freitas (EB1 Câmara de Lobos)

3.º lugar Beatriz Fernandes (EB1 Santa Cruz)

 

Rastros (1.º Ciclo)

1.º lugar Salvador Gonçalves (EB1/PE Eng. Luís Santos Costa)

2.º lugar Rodrigo Ribeiro (Externato Sant’Ana)

3.º lugar Henrique Gomes (Externato São João)

 

Gatos e Cães (2.º Ciclo)

1.º lugar Gustavo Fernandes (EBS Ponta do Sol)

2.º lugar Ana Gaspar (EBS Padre Manuel Álvares)

3.º lugar Alexis Abreu (Colégio Infante D. Henrique)

 

Rastros (2.º Ciclo)

1.º lugar Tatiana Gomes (EB23 Estreito de Câmara de Lobos)

2.º lugar Alexandre Fernandes (EBS Ponta do Sol)

3.º lugar José Pereira (EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade)

 

Produto (2.º Ciclo)

1.º lugar Cristiano Gonçalves (EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade)

2.º lugar Francisco Ferraz (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)

3.º lugar Diogo Marques (EBS Ponta do Sol)


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.