Pesquisar

Sessão de Abertura do Ano Letivo 2015-2016

Presidente do Governo assume estratégia de uma educação de excelência. 15-09-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
Sessão de Abertura do Ano Letivo 2015-2016

Miguel Albuquerque encerrou a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2015-2016, realizada no final da manhã desta terça-feira, na Escola Secundária de Francisco Franco. O Presidente do Governo Regional da Madeira vincou a importância da Educação para o futuro da Região.

«É importantíssimo trabalharmos em conjunto, com objetivos muito concretos e mensuráveis. Temos a obrigação de ministrar aos nossos alunos a melhor educação e o dever de não defraudar as expetativas que estão criadas», disse.

Referindo-se aos estudantes madeirenses, Miguel Albuquerque fez questão de enfatizar que «os alunos da Madeira tem uma desvantagem estrutural desde o dia em que nascem, que é a circunstância de viverem numa região insular e ultraperiférica. Quer queiramos quer não, independentemente do melhor sistema que tenhamos ao nível da instrução pública e privada, isso constitui um handicap que tem de ser superado. Se isso não acontecer, não teremos qualquer hipótese de termos uma região desenvolvida, equitativa e preparada para os desafios que enfrentamos no século XXI. Não há que ter ilusões: ou proporcionamos aos nossos alunos uma educação de excelência ou estaremos a enganar-nos a nós próprios.»

O Presidente do Executivo madeirense considerou ainda «decisivo combater o abandono escolar, uma praga que cria iniquidades, injustiças e desfasamentos na sociedade» e apelou a um diálogo franco e aberto entre todos os intervenientes no sistema educativo.

A sessão teve início com uma intervenção do Prof. António Pires, presidente do conselho executivo da escola anfitriã da sessão, que fez referências sobre a necessidade de as escolas encontrarem os melhores meios para promover o sucesso junto dos seus alunos.

Por seu turno, Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, efetuou uma intervenção de fundo sobre o sistema educativo regional, situando os desafios e oportunidades em equação no início do presente ano letivo, destacando os cenários que envolvem o panorama do Ensino na Região e realçando as metas traçadas para o mandato, numa lógica de apelo a um trabalho conjunto entre a tutela e os demais intervenientes no processo educativo regional. Essa intervenção pode ser lida na íntegra aqui.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.