Pesquisar

A escola tem hoje responsabilidades acrescidas

Secretário Regional de Educação sublinha papel que a escola ocupa no seio familiar. 01-10-2015 Educação, Ciência e Tecnologia
A escola tem hoje responsabilidades acrescidas

«Um ato nobre.» Foi assim que Jorge Carvalho classificou a atitude de Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior ao instituir, através da sua Fundação, os Prémios de Mérito aos melhores alunos da Camacha. «Tive a oportunidade e o privilégio de privar com ele, primeiro enquanto aluno, mais tarde como colega na Escola Jaime Moniz. Foi uma pessoa dedicada à causa do ensino e sempre disponível para o esclarecimento.»


O Secretário Regional de Educação incentivou os alunos a aproveitar as condições daquela escola batizada com o nome daquele antigo docente. «Tem professores capacitados, encarregados de educação motivados e conscientes da importância da educação, ambiente social que permite desenvolver competências. Por isso, aproveitem as oportunidades, procurem tirar o máximo das possibilidades que a escola vos proporciona, para que a recordem como recordo o prof. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, alguém que foi importante no meu percurso.»


Jorge Carvalho terminou citando o Papa Francisco: «A família deverá ser a primeira escola das crianças e o asilo dos idosos.» Uma alusão ao peso da escola da sociedade atual. «Tudo deve começar e terminar na família, mas a escola, hoje, muitas vezes tem de substituir nos valores, nas atitudes, nos comportamentos, esse espaço que nem sempre é devidamente ocupado. É uma responsabilidade acrescida», frisou o Secretário Regional de Educação.


Na cerimónia de entrega de Prémios de Mérito, realizada esta quarta-feira, os grandes protagonistas foram Marcos Duarte Pires, do 2.º ano da Escola do Santo Condestável, e Ana Carolina Gonçalves, aluna do 9.º ano da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.