No âmbito da celebração do Dia Mundial do Teatro, a Direção Regional de Educação (DRE), através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), desafiou as escolas da Região a criarem diversas interpretações dramáticas com recurso a sketch’s, declamações, teatro de fantoches, marionetas, sombras chinesas, entre outras. Os trabalhos realizados nas escolas, na modalidade artística de Expressão Dramática/Teatro, serão divulgados nas plataformas do YouTube e Facebook da DSEA e da DRE, entre os dias 21 e 27 de março, nos seguintes horários: 07h00, 10h00 e 13h00.
Considerando os constrangimentos decorrentes da pandemia COVID-19, a organização decidiu continuar com esta iniciativa em formato digital, à semelhança do que já tinha sucedido no ano anterior, onde os meios digitais foram a solução encontrada para a comemoração desta iniciativa em segurança.
Foram 19 as escolas da Região que aderiram a esta iniciativa, participando com cerca de 229 alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A idealização de cada trabalho coube aos 19 professores responsáveis, sendo que abordam diferentes temáticas e formas de representação. As gravações vídeo e áudio serão realizadas pelo Núcleo de Multimédia da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologiaou ou, em alguns trabalhos, pelos próprios docentes.
Além dos 19 vídeos dos trabalhos realizados pelos alunos, serão partilhados 3 testemunhos de profissionais ligados ao Teatro, com carreiras reconhecidas. Este desafio que lhes foi colocado teve como objetivo ouvir as suas opiniões sobre o teatro na educação e sobre o teatro enquanto Arte.
O Dia Mundial do Teatro é celebrado a 27 de março e foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O teatro é uma forma de arte que atravessou os tempos desde o homem primitivo. É uma arte que é vivida e transmitida de forma intensa e profunda. É um espelho que o ser humano criou para autodescrever-se e trespassar as suas vivências aos seus descendentes através de uma forma didática, aumentando os níveis de criatividade e comunicação. Através da expressão dramática, há uma aquisição de capacidades e competências, desde a primeira infância, que irá contribuir para o desenvolvimento do indivíduo de forma progressiva e integrada.
Lista de escolas participantes, escolaridade dos alunos e título das peças trabalhadas:
Estabelecimento de educação/ensino
Ano de escolaridade
Título
Colégio Infante D. Henrique
4.º ano
O teatro é…
Colégio de Santa Teresinha
Pré-escolar
Canção da Mentira
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche (EB1/PE/C) de Santa Cruz
Serafim e Malacueco
3.º ano
O dia em que os lápis desistiram
EB1/PE/C da Nazaré
1.º ano
O rei e a lua
EB1/PE/C da Ribeira Brava
História do capuchinho vermelho
Escola Básica e Secundária (EBS) Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas
5.º ano
Oceanos de Plástico
EBS Padre Manuel Álvares
5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano, 9.º ano e 10.º anos
Um amor Impossível
Externato Princesa D. Maria Amélia
A Máscara
EB1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar
A Carochinha e o João Ratão
1.º e 2.º anos
POEMA em LGP
EBS Gonçalves Zarco
6.º ano
Lenda de São Martinho
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) Ribeiro de Alforra
A Carochinha sabe reciclar
EB1/PE do Covão e Vargem
História do Papagaio
EB1/PE Maria Leonete dos Reis - Campanário
E se fosse contigo? Bullying
EBS da Ponta de Sol
5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º anos
Crescer com amor e todos os Direitos
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço
5.º ano, 6.º ano e 7.º anos
Memórias na infância
EB1/PE da Achada
Os Pescadores de Nuvens
EB1/PE dos Ilhéus – Coronel Sarmento
Lenda da noite de São Silvestre
Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias.