Os alunos cegos e com baixa visão da Região Autónoma da Madeira ganharam um importante reforço tecnológico para o seu processo de educação e formação. Trata-se do Tactonom Reader, equipamento que permite ao utilizador um fácil acesso a informações gráficas, possibilitando a compreensão de conteúdos complexos de forma lúdica e autodeterminada.
O sistema permite à pessoa cega ou com baixa visão um uso autónomo e intuitivo, permitindo a exploração e “navegação” por conteúdos, reprodução de sons e músicas, uma combinação de informações táteis e explicação precisa de áudio, num suporte com vários idiomas e estabelecida numa plataforma partilhada internacionalmente.
O Tactonom Reader proporciona ainda a perceção áudio-tátil que, por sua vez, permite a aprendizagem e o trabalho autónomo, ou seja, torna os conteúdos complexos mais percetíveis, podendo o utilizador determinar a sua velocidade de aprendizagem, o que contribui para o sucesso e, consequentemente, aumento da motivação.
A entrega do Tactonom Reader à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira (DASC), da Direção Regional de Educação, foi, para o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, mais um momento marcante do sistema educativo regional. «A Região Autónoma da Madeira sempre foi precursora ao nível da inclusão e torna-se agora a primeira do país a disponibilizar este equipamento aos seus alunos. Todos os nossos processos procuraram sempre dar resposta às diferentes condições e situações de cada aluno e, uma vez mais, estamos a criar as condições para que os nossos professores possam melhorar o seu desempenho, chegando de forma mais eficiente e eficaz aos alunos cegos ou com baixa visão», precisou o governante, destacando ainda outro fator. «Este é também um momento muito relevante porque é a demonstração clara e inequívoca que a tecnologia é inclusiva, porque através dela conseguimos dar uma melhor resposta, mais imersiva, eficiente e rápida», concretizou Jorge Carvalho.