Quem somos
O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal (Decreto-Lei n.º 564/99, de 21 de dezembro). Intervém em todas as situações de patologia da fala, de voz, da deglutição e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a etiologia e idade (Comité Permanent de Liaison des Orthophonistes / Logopèdes de l’Union Européenne - CPLOL, 2003).
O que fazemos
O terapeuta da fala contribui para a definição e implementação de programas educativos, tendo em conta as potencialidades, expectativas e necessidades do aluno, bem como as características dos ambientes, que facilitam ou comprometem o seu desempenho ao nível da comunicação, linguagem, entre outros.
A avaliação e intervenção nos reais contextos de vida, como o educativo, asseguram uma melhor compreensão dos potenciais do aluno, a generalização das aprendizagens, eliminação de barreiras, bem como a universalidade das estratégias facilitadoras ao nível da comunicação, linguagem, fala e outros.
No âmbito da sua profissão, o terapeuta da fala assegura a intervenção nas perturbações que comprometam a comunicação não-verbal, a comunicação verbal (linguagem oral e escrita, articulação, fluência e voz), bem como nas alterações relacionadas com funções auditivas, funções cognitivas, funções oro-musculares (reflexos orais, mastigação, deglutição, motricidade oro-facial e respiração), visando a inclusão familiar, social e educacional.
Deste modo, as práticas terapêuticas incidem nas perturbações da comunicação; nas perturbações da linguagem; nas perturbações da fala; nas perturbações da voz; nas perturbações da deglutição, através das ações de prevenção, consultoria, avaliação e diagnóstico, intervenção, gestão e investigação.
Em educação inclusiva, o terapeuta da fala assume particular relevância dada a estreita relação das competências comunicativas e linguísticas com a aprendizagem e a interação social.
Neste sentido, a intervenção do terapeuta da fala, em contexto inclusivo, decorre não só da intervenção direta com o aluno mas, sobretudo, da habilitação do ambiente, isto é, da criação de suporte e oportunidades de participação (ex.: estratégias de ensino, atitudes, interação e relacionamentos, produtos e tecnologias de apoio).
A sua participação converge no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento e reabilitação/reeducação da comunicação e linguagem, em função das necessidades específicas de nível sensorial (audição, visão e audição/visão); cognitivo; cognitivo, motor e/ou sensorial (multideficiência); comunicação, linguagem e/ou fala; e motor.
Como elemento integrante das equipas multidisciplinares da Direção Regional de Educação, o terapeuta da fala desenvolve a sua intervenção nas seguintes modalidades:
Prevenção – na divulgação de informação técnico-científica na área da terapia da fala, através de ações de sensibilização, divulgação e rastreios no sentido de evitar e minimizar a ocorrência e o impacto de possíveis alterações.
Intervenção – na aplicação de técnicas e estratégias terapêuticas individualmente, e de forma direta, à criança e família de acordo com o plano de intervenção terapêutico e, de forma indireta, na partilha aos profissionais e famílias de técnicas e estratégias terapêuticas individualmente delineadas quando não existe necessidade de intervenção direta com a criança e/ou família, visando uma perspetiva transdisciplinar.
Consultoria – no facultar parecer técnico especializado respeitante a atividades e estratégias terapêuticas a serem utilizadas de forma a minimizar ou ultrapassar a problemática em questão.
Encaminhamento – no sugerir à família e/ou outros elementos da equipa o recurso a outros profissionais e/ou serviços.
A sua participação converge no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento e reabilitação/reeducação da comunicação e linguagem, em função das necessidades específicas de nível sensorial (audição, visão e audição/visão); cognitivo; cognitivo, motor e/ou sensorial (multideficiência); comunicação, linguagem e/ou fala; e motor.
Onde estamos
Centro de Recursos Educativos Especializados da Calheta
Centro de Recursos Educativos Especializados de Câmara de Lobos
Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal
Centro de Recursos Educativos Especializados de Machico
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ponta do Sol
Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava
Centro de Recursos Educativos Especializados de Santa Cruz
Serviço Técnico de Educação Especial
Contactos
Conceição Vital – Coordenadora da Área da Terapia da Fala
Rua D. João n.º 57
conceicaovital@edu.madeira.gov.pt