Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo transfere 44 altas problemáticas para Câmara de Lobos

O número elevado alta clínicas que permanecem nas unidades hospitalares condiciona internamentos de situações agudas. 30-01-2018 Saúde e Proteção Civil
Governo transfere 44 altas problemáticas para Câmara de Lobos

Atendendo ao elevado número de doentes que aguardam internamento no serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça devido à falta de camas disponíveis em virtude do número de altas clínicas que se encontram a ocupar as camas de agudos nos vários serviços, o Governo Regional da Madeira está neste momento a preparar a transferência das altas para o Lar de Câmara de Lobos, situação que deverá ocorrer até ao final desta semana.

Neste momento, o número de internamentos com alta clínica atinge os 600 utentes, distribuídos pelas unidades hospitalares e unidades de internamento de longa duração.

A permanência destes utentes nos serviços hospitalares provoca constrangimentos ao normal funcionamento dos serviços de saúde que se agravam em períodos de maior afluência ao serviço de Urgência. Nas últimas 24 horas foram atendidos 325 doentes, dos quais 46,7 por cento eram urgentes e 33,3 por cento pouco urgentes.

Consciente desta problemática social, o Governo Regional da Madeira, através das secretarias regionais da Saúde e da Inclusão e Assuntos Sociais tem vindo a preparar esta solução, procurando com humanização e segurança aliviar os serviços hospitalares e criar uma melhor resposta social aos utentes em alta clínica.