Pesquisar

Mensagem do Diretor Regional

Mensagem do Diretor Regional

“A educação é o processo que visa levar a pessoa a explicitar as suas potencialidades e a encontrar-se com a realidade, para agir sobre esta de modo consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidades e aspirações pessoais e sociais.” (Nérici, 1992)

 

Vivemos num tempo de transição, caraterizado por um estado de incerteza que se dirige para uma “nova civilização tão profundamente revolucionária que desafia todas as nossas antigas suposições” (Toffler, 1984).

A escola não pode alhear-se deste tempo, nem fechar-se no seu tradicional território, precisa de redesenhar-se e continuar a sua missão de encontrar respostas para as novas realidades e caminhos que promovam as aprendizagens mais adequadas ao desenvolvimento integral de todos alunos.
Uma escola de qualidade e excelência, que todos pretendemos, enquanto comunidade educativa inclusiva, lugar ativo e participativo de todos aqueles que a integram; com um projeto concreto e com uma fisionomia própria; que se constitui como o lugar privilegiado do desenvolvimento formativo dos alunos; que seja portadora de uma visão da realidade e de um encontro vivo e vital com o saber e a cultura; que ajude na construção da realização pessoal, social e profissional dos seus atores e se projete na transformação de um mundo mais justo, solidário, harmonioso e plural.
Por isso, por parte da escola, a promoção de aprendizagens efetivas e de qualidade de todos os seus alunos requer ações que atendam às necessidades específicas da pessoa de cada aluno, uma vez que estes aprendem de formas e em ritmos distintos, decorrentes dos seus conhecimentos prévios, das suas capacidades, aptidões, interesses e expetativas.
É, assim, um desafio para a escola proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que lhes sejam significativas, através de um processo pedagógico personalizado e diferenciado, direcionado para superar as dificuldades e para criar as condições que permitam potenciar, em cada um, os melhores desempenhos e atingir níveis superiores de aprendizagem e qualificação.
É importante destacar que o verdadeiro sucesso não se constrói apenas com metodologias e estratégias. É necessário empenhamento, dedicação e envolvimento dos alunos; presença atenta, comprometida, orientadora e competente dos professores e proximidade autónoma e colaborativa das diversas presenças na comunidade escolar.
Neste processo, têm uma especial importância os pais e encarregados de educação enquanto primeiros e principais responsáveis, empenhados na concretização do projeto educacional dos seus filhos.
Fica então o desafio do sucesso. E para ter sucesso é preciso persistir. Nunca desistir! E como se faz isso? Faz-se com força de vontade, com motivação, com responsabilidade, com trabalho e com método.

É tempo de um esforço de TODOS para que se persigam estes objetivos. Contamos com TODOS para que a escola possa cumprir o seu objetivo: EDUCAR.

Marco Gomes
Diretor Regional de Educação


Contactos

Morada:

Rua D. João n.º 57, Quinta Olinda

9054 - 510 Funchal

Madeira - Portugal

 

Telefone: +351 291 705 860

Email: dre@edu.madeira.gov.pt (geral)

| rgpd.dre@madeira.gov.pt (dados pessoais)

 

Canal de Denúncias


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.