Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar
Oficinas de Formação Online: "Leitura Inclusiva" e “Acessibilidade e Tecnologia de Apoio”  31/03/2021 | Oficinas de Formação Online: "Leitura Inclusiva" e “Acessibilidade e Tecnologia de Apoio” Folheto Informativo N.º 90, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de março de 2021 ALi e a Psicomotricidade05/06/2020 | ALi e a PsicomotricidadeO jogo "ALi e a Psicomotricidade" enquadra-se no âmbito da intervenção psicomotora, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que se baseiam nos 7 fatores psicomotores e no Modelo Funcional de Luria.
Estamos ON... Seminários e Oficinas Online01/03/2021 | Estamos ON... Seminários e Oficinas OnlineFolheto Informativo N.º 89, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de fevereiro de 2021 O Gato Amarelo - História Adaptada em Símbolos Pictográficos02/06/2020 | O Gato Amarelo - História Adaptada em Símbolos PictográficosO Gato Amarelo é uma versão, em Símbolos Pictográficos, da história multimédia criada em 2009, para sensibilizar as crianças do ensino pré-escolar e a comunidade em geral para os diferentes tipos de comunicação e para importância da comunicação acessível.
Projeto Todos Podem Ler - Oficina online 11/02/2021 | Projeto Todos Podem Ler - Oficina online Oficina destinada aos Técnicos Superiores das Bibliotecas Escolares dos estabelecimentos de ensino que integraram a 5.ª etapa da 4.ª fase do Projeto "Todos Podem Ler" - Bibliotecas Inclusivas na RAM Teletrabalho em tempos de pandemia01/06/2020 | Teletrabalho em tempos de pandemiaFolheto Informativo N.º 83, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de maio de 2020
Oficina de Leitura Inclusiva08/02/2021 | Oficina de Leitura InclusivaPromovida pela Câmara Municipal do Funchal, através da Biblioteca Municipal e conduzida por Graça Faria, Chefe de Divisão da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT) da Direção Regional de Educação. ALi e o Dia da Criança 202001/06/2020 | ALi e o Dia da Criança 2020Atividades Lúdico Interativas
A Equipa da DAAT, a Psicomotricista Ana Leitão29/01/2021 | A Equipa da DAAT, a Psicomotricista Ana LeitãoFolheto Informativo N.º 88, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de janeiro de 2021 ALi e a COVID-1914/05/2020 | ALi e a COVID-19"ALi e a COVID-19" é um jogo composto por um conjunto de atividades lúdico-interativas que vêm apelar a estes cuidados e dão a conhecer os heróis da nossa sociedade, que no seu dia-a-dia dão o seu melhor para que fiquemos bem, e protegidos em casa. Este jogo também permite desenvolver um conjunto de competências, nomeadamente cognitivas, estruturação espacio-temporal, linguagem, entre outros.
ALi e a Escrita08/01/2021 | ALi e a EscritaEste jogo foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e tem como objetivo promover o desenvolvimento das componentes que integram a escrita: a codificação e a composição. As atividades envolvem, entre vários aspetos, a planificação, a formulação escrita e ideiação. Ferramentas de aprendizagem e outras funcionalidades do Office 365 07/05/2020 | Ferramentas de aprendizagem e outras funcionalidades do Office 365 Vídeo de apresentação de ferramentas que podem facilitar a aprendizagem de alunos com dificuldades no acesso à leitura e à escrita.
ALi e a Leitura08/01/2021 | ALi e a LeituraEste jogo foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e tem como objetivo desenvolver um conjunto de competências que estão na base da leitura, nomeadamente a consciência fonémica, a fonética, a fluência, o vocabulário e a compreensão. Algumas atividades possuem pistas visuais ou auditivas que facilitam os processos da leitura: descodificação e compreensão. Leitor envolvente, ferramenta de acessibilidade na Microsoft Teams05/05/2020 | Leitor envolvente, ferramenta de acessibilidade na Microsoft TeamsFerramenta que possibilita o recurso à leitura prévia, alto contraste, escolha do número de linhas a apresentar no ecrã, entre outras funcionalidades
Contribuindo para a Leitura Inclusiva21/12/2020 | Contribuindo para a Leitura InclusivaFolheto Informativo N.º 87, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de dezembro de 2020 Projeto Todos Podem Ler: Bibliotecas Escolares Inclusivas têm o apoio da Fundação Altice através do Programa Inclui04/05/2020 | Projeto Todos Podem Ler: Bibliotecas Escolares Inclusivas têm o apoio da Fundação Altice através do Programa IncluiFolheto Informativo N.º 82, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de abril de 2020
Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas: 2002-2020 - 18 anos a fazer a Diferença!30/11/2020 | Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas: 2002-2020 - 18 anos a fazer a Diferença!Folheto Informativo N.º 86, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de novembro de 2020 Vem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALi30/04/2020 | Vem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALiCom o objetivo de distrair, sair um pouco da rotina das tarefas escolares e de forma a contribuir para as atividades lúdicas, a DAAT criou o «Jogo do Cubo», recorrendo aos símbolos pictográficos do ARASAAC.
A conversar sobre a cegueira... no Madeira Viva30/10/2020 | A conversar sobre a cegueira... no Madeira VivaFolheto Informativo N.º 85, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de outubro de 2020 ALi propõe... Atividades para entender melhor a Covid-1930/04/2020 | ALi propõe... Atividades para entender melhor a Covid-19Folheto Informativo "Destaque ALi N.º 20 - abril 2020", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação"
A Equipa da DAAT: Testemunho dos professores Sandra Pais e Ivo Secretário30/09/2020 | A Equipa da DAAT: Testemunho dos professores Sandra Pais e Ivo SecretárioFolheto Informativo N.º 84, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação", referente ao mês de setembro de 2020 A ALi apresenta "Porque não podemos ir a escola"...29/04/2020 | A ALi apresenta "Porque não podemos ir a escola"...Uma animação em Símbolos Pictográficos para os alunos que necessitam de informação visual e auditiva, adaptada às suas necessidades.
Brincar livre em todos os tempos27/07/2020 | Brincar livre em todos os temposO vídeo "Brincar livre em todos os tempos" tem como intuito assinalar a importância que a brincadeira e o jogo têm na vida dos mais novos. Vem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALi!29/04/2020 | Vem jogar ao «Jogo do Cubo» com a ALi!Folheto Informativo "Destaque ALi N.º 19 - abril 2020", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação"
ALi e as Emoções13/07/2020 | ALi e as EmoçõesO jogo ALi e as Emoções incide sobre o reconhecimento e diferenciação das emoções, que se constituem como peças fundamentais no desenvolvimento de competências sociais, tão importantes na interação do Homem com os outros. ALi explica... «Porque não podemos ir à escola?» e sugere vídeos personalizados às necessidades de cada aluno28/04/2020 | ALi explica... «Porque não podemos ir à escola?» e sugere vídeos personalizados às necessidades de cada alunoFolheto Informativo "Destaque ALi N.º 18 - abril 2020", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação"
Mara, a menina de Boca Doce (Braille e Áudio)30/06/2020 | Mara, a menina de Boca Doce (Braille e Áudio)Cópia em formatos acessíveis, ao abrigo da Lei nº 92/2019, de 4 setembro, disponibilizada mediante pedido para daat.dre@madeira.gov.pt ou 291 145 526. Novos títulos da coleção «eBooks - Leitura Inclusiva» disponíveis para descarregar gratuitamente em múltiplas plataformas28/04/2020 | Novos títulos da coleção «eBooks - Leitura Inclusiva» disponíveis para descarregar gratuitamente em múltiplas plataformasEsta edição digital premeia os vencedores da 4.ª edição do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva "Todos Podem Ler".
ALi e as Rimas22/06/2020 | ALi e as RimasO jogo "ALi e as Rimas" enquadra-se no âmbito da intervenção em terapia da fala, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que pretendem demonstrar a versatilidade do software de edição no âmbito referido. ALi recomenda... maior acessibilidade com Transcrição Instantânea 27/04/2020 | ALi recomenda... maior acessibilidade com Transcrição Instantânea Folheto Informativo "Destaque ALi N.º 17 - abril 2020", da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados sobre "Tecnologias de Apoio na Educação"