Pesquisar

Entre a Terra e o Mar

Formação Modular 13-04-2023 Direção Regional de Educação
Entre a Terra e o Mar

Entre a Terra e o Mar é a designação atribuída ao curso de formação por módulos iniciado em 2017 o qual, nas suas três edições, conta já com vinte módulos traduzidos em sessenta e cinco horas de formação dinamizada por investigadores e especialistas em áreas como as artes, a astronomia, a biologia, a botânica, a física, a geografia, a geologia, a história, a matemática e a química, entre outras, afetos à Universidade da Madeira, Universidade de Aveiro, Observatório do Oceano da Madeira, Agência Regional de Engenharia e Ambiente, Museu da Baleia, Museu de História Natural, Estação de Biologia Marinha, Jardim Botânico, Associação Insular de Geografia, Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Divisão de Formação Contínua. Os módulos de formação são de curta duração (podendo incluir saídas de campo) e estão abertos à frequência por docentes de todos os grupos de recrutamento.

Pelas suas características orográficas, o nosso país e, em particular, a Região Autónoma da Madeira, pela centralidade e dimensão atlântica, está intimamente ligado ao oceano. Detentor de uma posição geoestratégica relevante que lhe permitiu uma distinta tradição marítima, Portugal tem um papel crucial nas rotas do Mediterrâneo e serve de ponte entre três continentes. Considerando que esta realidade deve ser apreendida e explorada pelos alunos desde tenra idade e, dado o forte papel regulador dos oceanos na vida da terra, procuramos enquadrar o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem numa perspetiva de integração do ensino das ciências, com a exploração e a abordagem de temáticas e conteúdos científicos enquadrados em pontos de vista diversificados para, desta forma, contribuir para uma melhor compreensão da dimensão histórica do arquipélago da Madeira e do seu património natural, único a nível mundial, integrando-a no contexto internacional e, tendo em conta o seu posicionamento geoestratégico, estabelecer a ligação da terra com o mar e sua relação de dependência em espaços que promovam um maior conhecimento da terra, do mar e do seu valor intrínseco.

Poderá encontrar aqui, aplicando Filtrar Entre a Terra e o Mar, mais informações acerca dos módulos realizados.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.