Pesquisar

Relatório de Avaliação do Projeto PEGA

Relatório de Avaliação do Projeto Paixão de Ensinar, Gosto de Aprender (PEGA), da Direção Regional de Educação, relativo ao período de 2006 a 2012 25-07-2018 Direção Regional de Educação
Relatório de Avaliação do Projeto PEGA

Divulga-se, em anexo, o Relatório de Avaliação da implementação do "Projeto Paixão de Ensinar, Gosto de Aprender" (PEGA), da Direção Regional de Educação (DRE), relativo ao período entre os anos letivos 2006-2007 e 2011-2012. 

 

O Projeto Paixão de Ensinar, Gosto de Aprender (PEGA) foi um projeto de Língua Portuguesa, desenvolvido entre os anos letivos 20062007 e 2015-2016, que pretendia intervir de forma plural na sala de aula, alicerçando a heterogeneidade das suas atividades num conhecimento científico, pedagógico e didático, e que acompanhou os professores e os alunos no decorrer dos anos letivos, em contexto de sala de aula, nos quatro níveis de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


Um dos nossos objetivos fulcrais era o apelo à mudança da pedagogia e da didática, mostrando aos professores, na teoria e na prática, as benesses de uma pedagogia ativa, que vê o aluno como o centro de toda a aprendizagem. 


Promover um maior sucesso dos alunos na área da Língua Portuguesa foi sempre o desafio maior do PEGA, alicerçado na premência dos novos rumos pedagógicos preconizados pelas Metas Curriculares, pelo NPP e pelo Dicionário Terminológico e na necessária postura analítica, interventiva, crítica e criativa do professor.

Assim, pretendia-se criar espaços de aprendizagem, de atualização de conhecimentos, de debate, de trabalho cooperativo, de motivação e de uma efetiva vontade de mudança das práticas estereotipadas que levem à criação de materiais adequados e à otimização do trabalho e dos resultados, quer em relação aos docentes, quer aos alunos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.