Pesquisar

A Arte de Ver, o Cinema, as Imagens, as Histórias

Conferência destinada a alunos e professores do Ensino Secundário com o reputado jornalista Mário Augusto 06-05-2022 Direção Regional de Educação
A Arte de Ver, o Cinema, as Imagens, as Histórias

A Direção Regional de Educação organizou a conferência “A ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as histórias”, com o prestigiado jornalista Mário Augusto

 

Dada a presença de Mário Augusto na RAM para participar no III Encontro Regional STEAM, a Conferência destinou-se a alunos e professores do Ensino Secundário, no âmbito do Programa EDUCAmedia e teve lugar a 03 de fevereiro no Museu de Eletricidade - Casa da Luz. 

 

Os jovens, muito cedo, desenvolvem uma grande atração pelo meio áudio visual, pelos jogos e pela interação com os media, a partir de imagens e narrativas cuja base é a mesma do cinema – relatar um conceito, um argumento. Os códigos narrativos do cinema e as suas maiores histórias, hoje são aproveitados na escola como meio de formação cultural e conhecimento.   

 

Esta conferência, para alunos do Ensino Secundário, sobre A arte de ver, faz uma viagem pela história do cinema com explicação e contexto dado aos alunos, para melhor entenderem a forma como o audiovisual evoluiu.   

Em pouco mais de um século, o cinema transformou-se numa arte de massas em constante mutação tecnológica, mas sempre fiel ao princípio basilar de contar uma história com princípio, meio e fim, tal como referia Godard: “Não necessariamente contada por essa ordem”.  

 

Pode visualizar AQUI alguns momentos da Conferência.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.