Pesquisar

ENSINO PROFISSIONAL E VOCACIONAL- Projeto Europeu DRIVES – Setor Automóvel da União Europeia

A Plataforma DRIVES foi criada no âmbito de um projeto de cooperação europeia no sector automóvel e disponibiliza cursos de formação que podem ser frequentados, gratuitamente por provedores de Educação e Formação Profissional, no âmbito dos cursos que oferecem. 24-03-2021 Direção Regional de Educação
ENSINO PROFISSIONAL E VOCACIONAL- Projeto Europeu DRIVES – Setor Automóvel da União Europeia

A Plataforma de Aprendizagem (DRIVES) está alojada no sitio electrónico https://learn.drives-compass.eu/, onde os interessados poderão conhecer todos os cursos disponíveis, inscrever-se e assim desenvolver os seus conhecimentos e competências. 

 

A Comissão Europeia estima que até 2025 será necessário preencher mais de 900.000 empregos no setor automóvel europeu, cerca de metade dos quais exigirá qualificações de alto nível, atendendo aos automatismos altamente especializados e sofisticados que este setor utiliza. 

 

Neste contexto, surge o Projeto DRIVES que visa suprir esta necessidade de mercado europeu e que é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus + e visa responder às necessidades do setor automóvel europeu. 

 

Este projeto pretende implementar os objetivos do Blueprint para o setor automóvel, na União Europeia, nomeadamente através de uma aposta forte na formação de capital humano das PME’s da cadeia de abastecimento deste setor, através do estabelecimento de uma Aliança de Competências do Setor Automóvel Europeu, abrangendo todos os níveis da cadeia de valor (produção de veículos, fornecedores, postos de vendas e serviços de pós-venda de peças e automatismos do setor automóvel. 

 

O projeto decorre até ao final do ano de 2021 e possui um orçamento de 4 milhões de euros. Desenvolve-se através de um consórcio que é liderado pela Universidade Técnica de Ostrava (República Checa) e envolve 24 parceiros europeus, incluindo entidades públicas, associações setoriais europeias, escolas de EFP e universidades, de 11 países parceiros da UE. 

 

Tem como principais os objetivos: 

 

1. Avaliar e modernizar os Quadros de Competências Nacionais, de acordo com as tendências  futuras, do setor automóvel na União Europeia; 

2. Viabilizar o reconhecimento mútuo de prêmios e de certificação ao nível da Educação Formal, Informal, VET e universidades, no âmbito do setor automóvel;

3.  Implementar um Quadro Europeu Comum de Competências do setor automóvel europeu que deverá integrar os atuais quadros de competências (conselho setorial de 

     competências, ECQA, AQUA, SkillMan, Skills Passport, etc.), incluindo as experiências- piloto de  formação deste setor; 

4. Implementar um Mercado de Aprendizagem do setor automóvel, no espaço europeu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.