Pesquisar

Ténis - Metodologia Play and Stay - aprender enquanto se pratica

Curso de Formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620 e a docentes do grupo de recrutamento 110 a lecionar Expressão Físico-Motora 05-08-2021 Direção Regional de Educação
Ténis - Metodologia Play and Stay - aprender enquanto se pratica

A Direção Regional de Educação promove, em parceria com a Associação de Ténis da Madeira, o curso de formação “Ténis - Metodologia Play and Stay -aprender enquanto se pratica“ destinado a docentes dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620 e a docentes do grupo de recrutamento 110 a lecionar Expressão Físico-Motora.

 

O curso realiza-se de 13 a 15 de setembro de 2021, na Escola Secundária Jaime Moniz, no seguinte horário:

    - 13 de setembro das 09h00 às 13h30;

    - 14 de setembro das 09h00 às 13h00;

    - 15 de setembro das 09h00 às 13h30.

 

O Play + Stay consiste numa nova metodologia de ensino e aprendizagem do ténis desenvolvida pela Federação Internacional de Ténis (ITF). O princípio é simples: aprender enquanto se pratica. Ao contrário do método tradicional, em que primeiro se aprende a técnica, de forma exaustiva e repetida e só depois se joga, com o Play + Stay o essencial é começar a jogar. É o conceito "Game Based Aproach" aplicado ao ténis.

A técnica é ensinada enquanto se joga sendo o essencial que o aluno se divirta enquanto aprende.

 

Com esta ação pretendemos sensibilizar os professores para o ensino e treino do Ténis nas escolas, fornecendo-lhes uma panóplia de ferramentas de trabalho para que possam desenvolver a modalidade, contribuindo para uma maior motivação dos alunos para a prática de atividade física. Sendo um desporto individual e com a utilização de material de fomento para a sua prática, material este adaptado não só à idade do aluno, como também à sua altura e peso, conseguindo passar  aos alunos uma nova experiência desportiva, num desporto que devido à sua especificidade trará ganhos a nível motor, motricidade fina, coordenação e até mesmo de saúde, nomeadamente a nível ósseo (Abes, L. O., & Uriarte, J. F. C. (2010). Tênis e saúde óssea. Revista Digital Buenos Aires).

 

Assim sendo, no final da formação, os formandos devem:

- Conhecer a origem e finalidade do ténis;

- Reconhecer as potencialidades do ensino do ténis nas escolas;

- Fomentar métodos e técnicas pedagógicas para um nível inicial;

- Contribuir para uma melhor compreensão dos requisitos da modalidade, no quadro de uma iniciação e treino.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.