Pesquisar

1.º Evento Regional do Projeto Erasmus+ KA1 “Edu4Col@b”

Este evento terá lugar no dia 19 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz. 17-11-2021 Direção Regional de Educação
1.º Evento Regional do Projeto Erasmus+ KA1 “Edu4Col@b”

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, promove o 1.º Evento Regional do Projeto Erasmus+ KA1 “Edu4Col@b”, que terá lugar no dia 19 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz.

Este evento traz à Região o Professor Doutor David Rodrigues, galardoado em 2017 com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos), em 2020 com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos e Conselheiro Nacional de Educação, desde 2015, para falar sobre a Equidade e a Inclusão na Educação, uma das três áreas-chave do projeto.

É também conferencista Sari Lantto, Apple Distinguished Educator, Diretora de uma escola do norte da Finlândia, reconhecida como Apple Distinguished School para o quadriénio 2021-2024, enquanto centro de liderança e excelência na educação, que irá falar online da sua experiência no âmbito da Modernização/Inovação de Práticas e Instrumentos Pedagógicos, a segunda área-chave do projeto.

A terceira área-chave, Internacionalização das Organizações, ficará a cargo do Diretor do Centro de Formação EduFor, José Miguel Sousa, coordenador de projetos Erasmus+, reconhecido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação como “Good Practice Example" e pela Direção-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia como "Success Stories".

 

Edu4Col@b é o acrónimo do projeto “Educação 4.0 - Colabor@r para Envolver, Incluir e Potenciar”, da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, coordenado pela Direção Regional de Educação. Aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, na candidatura de 2019, com a classificação de 93%, prevê cerca de 92 mobilidades, destinadas à participação em cursos estruturados, eventos formativos, job shadowing e missões de ensino, a ter lugar nos países abrangidos pelo Erasmus+. O projeto é um consórcio que envolve, para além da Direção Regional da Educação, uma rede de quatro escolas que reúnem a totalidade dos níveis de educação e ensino das localidades onde estão fixadas: a Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar (EB123/PE) do Porto da Cruz; a Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras; a EB123/PE Bartolomeu Perestrelo e a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz.

Os destinatários das mobilidades do Edu4Col@b dividem-se em quarto tipologias, desde titulares de cargo político e de cargo de direção superior de 1.º grau, dirigentes escolares, elementos das equipas da DRE (técnicos, formadores, docentes com funções técnico pedagógicas) e docentes com componente letiva e cargos de gestão intermédia.  

Com o Edu4Col@b, pretende-se contribuir para que as escolas, sejam locais de formação e de construção de conhecimento em contexto, onde professores e alunos sejam agentes, onde se trabalhe colaborativa e cooperativamente em espaços e tempo flexíveis e multifuncionais, onde o currículo seja acessível a todos e a cada um na sua diversidade e onde o sucesso não seja uma variável, mas um valor fixo, porque se acredita que todos podem aprender. O Trabalho Colaborativo entre instituições, entre responsáveis pelas políticas e pelas decisões, entre gestão de topo e intermédia nas escolas, entre docentes e entre alunos, tanto a nível horizontal como a nível vertical, é valor imprescindível. Por isso, a Implementação do Trabalho Colaborativo (Col@b), será uma área-chave transversal a todo o projeto que, a par da capacitação para a liderança, atravessará as três áreas-chave do Edu4Col@b.

 

Para mais informações e inscrições clique Aqui 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.