Pesquisar

Jorge Carvalho destaca a importância de preparar alunos para desafios tecnológicos e digitais

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, presidiu a entrega de certificações do projeto “Escola EDUCAmedia”, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. 10-03-2022 Direção Regional de Educação
Jorge Carvalho destaca a importância de preparar alunos para desafios tecnológicos e digitais

Jorge Carvalho onde reiterou a necessidade de continuar a capacitar os alunos com as ferramentas necessárias para conseguirem responder aos desafios tecnológicos e digitais do futuro.

“O mundo hoje evolui de forma extremamente rápida e (…) temos de preparar os nossos jovens para estes ambientes que serão cada vez mais tecnológicos e digitais”, afirmou, entendendo que o projeto EDUCAmedia tem precisamente esse desígnio de procurar desenvolver competências para que os discentes possam ter uma atitude crítica, essencialmente perante a informação. “É necessário termos conhecimentos, formação para tirarmos o melhor partido dessas ferramentas”, acrescentou Jorge Carvalho.

Reconhecendo que este é um trabalho “extremamente exigente”, o tutelar da pasta da Educação exorta a necessidade de “mais e melhores” métodos de atuação para que os alunos respondam de forma proativa perante os desafios tecnológicos e digitais.

Na cerimónia, 10 estabelecimentos de ensino da Região que receberam as certificações Escola EDUCAmedia”, um projeto que sintetiza várias disciplinas, tendo também a função de preparar os alunos para uma melhor utilização dos media e da tecnologia.

“Vivemos num mundo completamente aberto do ponto de vista comunicacional e é necessário ter algum suporte para que a gestão dessa informação que nos rodeia e as escolas têm aqui também um papel muito importante neste processo formativo e educativo”, rematou Jorge Carvalho.

 

O programa EDUCAmedia, assenta na vertente "Educação para os media”. Apresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e exercício da cidadania, procura melhorar a qualidade do ensino nas escolas. Na sala de aula, visa introduzir novos métodos pedagógicos, promover novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa, através do contacto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com os media e com o audiovisual. Esta abordagem enquadra-se na visão educativa relativamente à autonomia curricular das escolas.

O cerne deste programa é o desenvolvimento da literacia em publicidade e nos media. Além da questão técnica e instrumental, procura-se dotar as crianças e os jovens com ferramentas que as ajudem a compreender e a interpretar a publicidade e a comunicação social, preparando-as para fazerem escolhas informadas e para desenvolverem a sua capacidade crítica. Torna-se cada vez mais fundamental que compreendam e interpretem, adequadamente, as mensagens mediáticas que recebem, todos os dias, de diversas fontes. Este projeto também visa fornecer competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente à comunicação, artes e design.

Qualquer temática educativa e problemática social pode ser trabalhada por este programa numa escola. Desenvolver um plano de atividades no “TICultura” ou explorar um filme emblemático em “Aprender com o Cinema”, participar em oficinas de cinema no ‘‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar - FACE’’ ou em cursos do “Aprende Online”, efetuar uma noticiário ou reportagem específica para a TV escola ou produzir um programa de debate na Web rádio, bem como editar um videograma de sensibilização em “Cinedesafios”, interligado com a temática anual do “Madeira Curtas”, são opções desafiantes.

 

As boas práticas nos projetos – alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual – são reconhecidas com a Certificação “Escola EDUCAmedia”. Esta certificação é atribuída por ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade.

 

Apesar das dificuldades inerentes a restrições e condicionantes provocadas pela COVID-19, as escolas adaptaram-se à realidade e conseguiram, dentro das suas possibilidades, realizar um excelente trabalho. Desta forma, referente ao ano letivo 2020/2021, serão atribuídos Certificados e Selos de Excelência às seguintes escolas:

  • Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Filipe;
  • Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de Câmara de Lobos;
  • Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Lourencinha;
  • Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Ribeiro de Alforra;
  • Escola Básica e Secundária com Pré-escolar da Calheta;
  • Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro;
  • Escola Básica e Secundária de Santa Cruz;
  • Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço;
  • Escola Secundária Francisco Franco;
  • Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior.

De salientar, que as restantes escolas que se propuseram para certificação, apesar de não obterem a classificação máxima, serão também reconhecidas pelo excelente trabalho desenvolvido.

Com os seus projetos, o programa EDUCAmedia contribui para dar resposta a outras prioridades definidas no Currículo dos ensinos básico e secundário, como sejam a utilização de componentes de natureza regional e da comunidade local; a aquisição e o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação; a promoção de experiências de comunicação e expressão em língua portuguesa e em línguas estrangeiras; o exercício da cidadania ativa ou o desenvolvimento do trabalho de projeto pelos alunos, enquanto autores.

 

Pode consultar a notícia online no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.