Pesquisar

"O que muda nas Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico?"

Curso de formação que aborda as principais mudanças nas Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico, que entram em vigor no ano letivo 2022-2033. 27-06-2022 Direção Regional de Educação
"O que muda nas Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico?"

A partir do ano letivo 2022-2023, assiste-se à implementação das novas Aprendizagens Essenciais da Matemática (AE), ao nível dos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade.

O que há de novo? O que implicam as novas aprendizagens essenciais? Porque devem todos aprender Matemática? 

Face à implementação das AE, que abordagem devem os professores utilizar? Qual o papel do aluno? Como contribuir para o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais e das capacidades e atitudes gerais?

 

Os docentes terão oportunidade para refletir conjuntamente e responder a estas e outras questões a partir de 8 de julho, na atividade formativa "O que muda nas Novas Aprendizagens Essenciais da Matemática do Ensino Básico?", promovida pela Direção Regional de Educação, em parceria com a Universidade da Madeira. 

 

Sendo os professores “os principais protagonistas na mudança dos processos pelos quais a matemática é ensinada e aprendida nas escolas” (NCTM, 1994, p.2), é fundamental que tenham apoio continuado e recursos adequados”.

 

Aprender a ensinar é um processo de integração, ou seja, o sucesso final do professor resulta da integração da teoria e da prática. A situação ideal implica que os docentes se empenhem simultaneamente no estudo dos conhecimentos matemáticos e da didática da Matemática (NCTM, 1994) bem como à medida que implementam diferentes estratégias e metodologias de trabalho na aula de Matemática, tenham oportunidades prévias de refletir sobre o porquê dessa opção metodológica bem como eventuais dificuldades na sua consecução e, tenham também oportunidades de discussão e reflexão sobre os resultados dessa implementação.

 

Os interessados poderão consultar o programa e realizar a sua inscrição acedendo à hiperligação disponibilizada através da Plataforma Interagir em: https://bit.ly/3NqjtWl e consultar o vídeo de divulgação em: https://bit.ly/3bEf8ll

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.