Pesquisar

Ensino da Astronomia com base em Inovações Científicas

Curso de Formação validado para os docentes dos grupos de recrutamento 420, 510 e 520. 23-03-2023 Direção Regional de Educação
Ensino da Astronomia com base em Inovações Científicas

No âmbito da colaboração Direção Regional de Educação (DRE) e Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva (PP-CCV), teve lugar, de janeiro a julho de 2022, a atividade formativa Ensino da Astronomia com base em Inovações Científicas.

A referida ação de formação permitiu colocar os nossos formandos em contacto com as mais recentes e inovadoras pesquisas internacionais ao nível do conhecimento dos astros, em particular, com a oferta às escolas dos participantes de placas metálicas de observação já colocadas nos telescópios de "Sloan Digital Sky Survey (SDSS)" e a oportunidade de utilizar os dados resultantes da missão científica SDSS na manipulação das placas para, focados nas Aprendizagens Essenciais, co-desenhar, por um período mínimo de cinco anos, iniciativas e recursos educativos digitais em sala de aula. Os recursos assim produzidos serão baseados em metodologias orientadas para a investigação e valorizarão o trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático.

A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são identificadas pelas Nações Unidas como fatores-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste empreendimento, a Astronomia assume um papel central devido à sua componente tecnológica e às suas dimensões científica, educacional e cultural. Em termos educacionais, e apesar de um aparente lugar menos central nos currículos, é amplamente consensual e reconhecida a importância intrínseca da astronomia e da sua função de "ciência facilitadora" para a biologia, a geologia, a física, a química, a matemática, a história, a filosofia e, ainda, para a língua portuguesa.

Neste sentido, pode ler aqui a entrevista concedida por Jarle Brinchmann, cientista do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), entidade de gestão científica e operacional do PP-CCV, com maior número de citações em Astrofísica ao longo da sua carreira, distinguido "World’s Top Scientists list" e, ainda, visualizar aqui a astrónoma Rita Tojeiro, responsável pelo reaproveitamento das placas metálicas para o ensino da astronomia, numa fotografia de Gayle McIntyre em "Mulheres na Ciência", edição de 2023, cujo lançamento teve lugar no Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.