Pesquisar

Portugal e o Mar - A Engenharia Azul

Conferência promovida pela Ordem dos Engenheiros, com o Alto Patrocínio do Presidente da República 17-05-2023 Direção Regional de Educação
Portugal e o Mar - A Engenharia Azul

A Ordem dos Engenheiros promove, a 1 e 2 de junho, no Centro de Congressos da Madeira, a Conferência Portugal e o Mar – A Engenharia Azul.

Portugal, como detentor de uma épica história marítima e gestor de uma Plataforma Continental Oceânica com quatro milhões de quilómetros quadrados, tem na RAM o primeiro território insular descoberto pelos portugueses. Assim, confiante de que é oportuno antecipar o futuro deste “imenso Capital Azul” na RAM e tendo como pano de fundo o Ano Europeu das Competências Digitais e o Ano da Ordem dos Engenheiros para a Energia e Clima, a Engenharia Azul pretende tornar Portugal no ator principal da “Epopeia do Futuro”, que terá no mar a ocorrência das próximas grandes intervenções da Humanidade, considerando que compete à Engenharia e, em particular, à Engenharia Portuguesa, a elaboração do argumento que permitirá aproveitar as múltiplas oportunidades nos desafios que o mar apresenta.

A conferência destaca o papel primordial da engenharia, em áreas de conhecimento e de intervenção no oceano tais como: a Engenharia dos portos e transportes marítimos, a Engenharia aliada à utilização do mar como recurso, a Engenharia subjacente ao uso de satélites, cartografia oceânica, submarinos, robótica, drones e, ainda, da área Conservação: conhecimento, competências e adaptação às alterações climáticas, ao promover a ciência, a investigação, o conhecimento técnico, a visão e a intercessão da engenharia e da literacia do oceano.  

“Com esta conferência, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, a Ordem dos Engenheiros pretende evidenciar o grande contributo da Engenharia Azul, como motor impulsionador de todas as atividades económicas relacionadas com o mar.”

O evento tem como destinatários a sociedade em geral e a área académica das escolas da RAM, com a acreditação da Conferência como formação para efeitos de progressão na carreira docente.

Para mais informações e inscrição na Conferência, pode consultar aqui a página oficial do evento.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.