Pesquisar

Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE 2023

Este festival decorre dia 16 de junho de 2023, às 9h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa Regional, no âmbito da Semana Regional das Artes 2023. 13-06-2023 Direção Regional de Educação
Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE 2023

O IX Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE, organizado pela Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, através do Programa EDUCAmedia da Direção Regional de Educação, decorre dia 16 de junho de 2023, às  9h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa Regional, no âmbito da Semana Regional das Artes 2023.

Pretende-se assim, desenvolver uma dinâmica com as escolas e outras entidades relativamente ao cinema e ao audiovisual, dando a conhecer filmes e premiar/reconhecer o que de melhor se faz nesta área. O momento grandioso do festival é a Cerimónia de Entrega de Prémios que tem início às 11h30, na qual, serão entregues os prémios aos vencedores das categorias a concurso da 12.ª edição do Madeira Curtas, os prémios EDUCAmedia Escolas e os Prémios FACE (homenagem Professor e Projeto Escolar).

Esta edição do FACE contará com atividades nas escolas, tais como: Workshop “Cinema e Audiovisual”, onde os alunos têm a oportunidade de participar em atividades criativas, individuais e em grupo, que promovem a criatividade e a imaginação e estimulam a criança para aspetos técnicos do cinema e da comunicação; Sessão de Cinema “Cinema vai à escola”, os alunos terão a oportunidade de assistir a uma série de filmes de animação de licença livre e produções regionais;  Mesa redonda “Cinema Escolar em Núcleos de Animação”, pretende-se desenvolver uma conversa em torno da temática do cinema de animação e a sua importância pedagógica na exploração de temáticas e problemáticas da sociedade e como forma alternativa de aprendizagem. 

O Madeira Curtas teve nesta edição como tema “O Planeta que nos Alimenta”, interpretado de forma livre pelos participantes. Contou, no total, com 850 curtas-metragens a concurso provenientes de 102 países. Na entrega de prémios haverá distinção de duas vertentes do concurso: uma destinada à participação internacional e outra destinada à vertente nacional. Existem 7 diferentes categorias a concurso, nomeadamente melhor imagem, melhor som, melhor representação, melhor guarda-roupa e adereços, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem escolar e melhor curta-metragem. Será também atribuído o troféu da “Escolha do Público” à curta finalista com maior número de gostos atribuídos através do Facebook do concurso.

O EDUCAmedia que assenta na vertente educação para os media, visa fornecer competências aos alunos e professores na área da literacia mediática, produção e realização audiovisual e multimédia a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente aos media, comunicação, artes, design. Desta forma, todos os anos a organização valoriza o trabalho realizado em quatro dos onze projetos do EDUCAmedia. Assim, é reconhecido na cerimónia, o trabalho realizado pelas escolas no âmbito dos projetos “Aprender com o Cinema”, “TICultura”, “TV Escola” e “Webradio”.

No Festival, também será homenageado um professor que fomentou com os colegas e alunos um trabalho importante em prol do desenvolvimento de capacidades e competências essenciais na área das tecnologias, media e audiovisuais. No prémio FACE “Projeto Escolar” será reconhecido um projeto que se destacou em termos de comunicação, exploração de temáticas importantes e dinâmica escolar envolvendo a comunidade local e não só. 

Como o FACE tem como principal objetivo aproximar as escolas e não só, ao mundo do audiovisual e do cinema nas suas variadas formas de expressão, também terá transmissão online, para aceder CLIQUE AQUI.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

E-mail EDUCAmedia: educamedia@edu.madeira.gov.pt  

Website: teducativas.madeira.gov.pt/educamedia

Facebook: Educamedia

Reservas de lugares FACE.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.