Pesquisar

Cérebro e Aprendizagem, de mãos dadas

Atividade Formativa destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento e técnicos superiores na área da educação. Esta iniciativa terá lugar nos dias 4 e 5 de julho de 2023, das 09h30 às 17h00, no Auditório da RTP Madeira e na Escola EB/PE de S. António e Curral das Freiras. 30-06-2023 Direção Regional de Educação
Cérebro e Aprendizagem, de mãos dadas

Esta ação de formação pretende juntar um conjunto de especialistas em torno do tema “Cérebro e Aprendizagem”, com apresentações de conteúdos teóricos alternados com oficinas práticas. Trata-se de uma atividade formativa que permitirá enriquecer os conhecimentos e ajustar práticas pedagógicas. A diversidade de opiniões permitirá, ainda, um debate alargado de ideias e o esclarecimento de alguns mitos ligados ao cérebro.

 

Tendo por referência a premissa de que “aprendizagem é um processo construtivista que evolui através de etapas de desenvolvimento à medida que o indivíduo amadurece” (Rato & Caldas, 2017, p. 117) e, mobilizando as questões estudadas pelas neurociências, sabemos que o encéfalo é o órgão responsável pela aprendizagem. Nóvoa (2022), a este propósito, afirma que "os extraordinários avanços nos estudos sobre o funcionamento do cérebro, nomeadamente do ponto de vista das aprendizagens, têm tido consequências importantes, sobretudo na consagração do princípio de que é possível estabelecer bases científicas sólidas que podem ser aplicadas à educação" (p. 12). Durante o processo educativo, educadores, professores, pais e demais intervenientes, através das suas práticas pedagógicas, fornecem estímulos que provocam transformações em circuitos neurais levando ao desenvolvimento e reorganização da estrutura cerebral, cuja função resulta em novos comportamentos e, portanto, em aprendizagem. Com base em evidências neurocientíficas, sabemos que há uma correlação entre um ambiente rico e o aumento das sinapses. A plasticidade cerebral diz-nos que o cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida e que, desta forma, a interferência do ambiente no sistema nervoso causa mudanças anatómicas e funcionais no cérebro. São, portanto, estas as razões que impelem a um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento do cérebro e a sua relação com a aprendizagem.

 

Neste sentido, e no âmbito de duas mobilidades decorrentes do Projeto Edu4Col@b, acrónimo do projeto “Educação 4.0 - Colabor@r para Envolver, Incluir e Potenciar”, da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, coordenado pela Direção Regional da Educação – Divisão de Formação Contínua, alguns docentes das escolas do consórcio deste projeto tiveram a oportunidade de frequentar as formações, em Amsterdão e Barcelona “Brained Based Learning: Understand How Students Really Learn” e “We Are All Special: Inclusion and Supportfor Students with Special Needs In and Out of the Classroom”. Assim, esta atividade formativa surge na sequência do plano de disseminação das aprendizagens, através do qual se pretende incentivar a partilha de conhecimentos e a reflexão acerca desta temática, tendo como finalidade a aposta no desenvolvimento profissional, através da formação contínua. Esta atividade formativa, com um caráter de evento multiplicador, contará com uma primeira parte destinada a conferências, com a participação de profissionais da área da saúde e da área da educação e uma segunda parte, na qual se organizarão oficinas práticas, subordinadas a diferentes temáticas. Serão dois dias de preleções e reflexões, que, certamente, convocarão a emergência da adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, democráticas e equitativas, geradoras de uma maior capacidade de proporcionar a cada criança experiências e oportunidades de aprendizagem estimulantes, que lhe permitam desenvolver todo o seu potencial.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.