Pesquisar

Como trabalhar com turmas plurilingues e multiculturais?

Formações no âmbito do Apoio ao Aluno Estrangeiro para docentes de todos os grupos de recrutamento. 27-09-2023 Direção Regional de Educação
Como trabalhar com turmas plurilingues e multiculturais?

Tendo em conta a progressiva chegada às escolas da RAM de muitos alunos estrangeiros, a Direção Regional de Educação promove diversas atividades formativas, no âmbito do Apoio a alunos estrangeiros, que se realizam a partir de 11 de outubro, e que visam encontrar com os docentes estratégias e práticas pedagógicas diferenciadas, que vão ao encontro das necessidades dos alunos e de acordo com especificidades do trabalho docente.

 

Assim, para:

- Docentes de qualquer grupo de recrutamento que não tenham frequentado formação no âmbito do Português Língua Não Materna, disponibiliza-se: "Como trabalhar com turmas plurilingues e multiculturais?"

Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/FTInMIm

 

Com esta formação, pretende-se dotar os docentes de competências que os permitam encontrar respostas, na sua disciplina, ao desafio que a integração dos alunos estrangeiros coloca às escolas, em geral, e às suas turmas, em particular.

 

- Docentes com Direção de Turma neste ano letivo, disponibiliza-se

"Sou Diretor de uma Turma com vários alunos estrangeiros. Como devo proceder?" -

Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/iPRRNvc

 

Pretende-se encontrar medidas pedagógicas e avaliativas concertadas, no âmbito da Direção de Turma, coerentes com uma educação inclusiva e intercultural.

 

- Docentes que estejam a lecionar Português Língua Não Materna e que não tenham frequentado o curso nem a oficina de formação realizados anteriormente, disponibiliza-se:

"Português Língua Não Materna - Multiculturalidade e Inclusão"

Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/STlDfuM

 

 Pretende-se desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas nas disciplinas de PLNM e de Português.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.