Pesquisar

Programa EDUCAmedia atribuiu Certificados e Selos de Excelência a 24 escolas da RAM

A cerimónia decorreu no dia 26 de outubro, pelas 11 horas, no auditório da Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. 25-10-2023 Direção Regional de Educação
Programa EDUCAmedia atribuiu Certificados e Selos de Excelência a 24 escolas da RAM

A cerimónia de entrega de certificações e Selo de Excelência do Projeto “Escola EDUCAmedia” do Programa EDUCAmedia, da Direção Regional de Educação, decorreu no dia 26 de outubro de 2023, pelas 11 horas, no auditório da Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Esta cerimónia, presidida pelo Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, distinguiu as escolas reconhecidas com a Certificação “Escola EDUCAmedia”.

Desta forma, referente ao ano letivo 2022-2023, foram atribuídos Certificados e Selos de Excelência às seguintes escolas: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche (EB1/P/C) da Nazaré; EB1/P/C da Quinta Grande; EB1/P/C Engenheiro Luís Santos Costa; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) da Tabúa; EB1/PE Cruz de Carvalho; EB1/PE do Estreito da Calheta; EB1/PE de Câmara de Lobos; EB1/PE da Lourencinha; EB1/PE do Rancho e Caldeira; EB1/PE dos Ilhéus - Coronel Sarmento; EB1/PE do Ribeiro de Alforra; EB1/PE da Lombada; EB1/PE do Areeiro e Lombada; Colégio da Rochinha; Colégio do Marítimo; Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros; Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (EB23) da Torre; EB23 do Caniço; EB23 do Estreito de Câmara de Lobos; Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas; Escola Básica e Secundária com Pré-escolar da Calheta; Escola Secundária Francisco Franco; Escola Básica e Secundária de Santa Cruz . De referir, que as restantes escolas que desenvolveram trabalhos para certificação, apesar de não terem obtido a classificação máxima, foram reconhecidas também pelo excelente trabalho realizado na escola.

O programa EDUCAmedia, assenta na vertente "Educação para os media”. Apresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e exercício da cidadania. Em contexto escolar, visa introduzir novos métodos pedagógicos, promover novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa, através do contacto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com os media e com o audiovisual. Esta abordagem enquadra-se na visão educativa relativamente à autonomia curricular das escolas.

As boas práticas nos projetos – alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual – são reconhecidas com a Certificação “Escola EDUCAmedia”. Esta certificação é atribuída por ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa a classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade.

O foco deste programa é o desenvolvimento da literacia em publicidade e nos media. Além da questão técnica e instrumental, procura-se dotar as crianças e os jovens com ferramentas que as ajudem a compreender e a interpretar a publicidade e a comunicação social, preparando-as para fazerem escolhas informadas e para desenvolverem a sua capacidade crítica. Este programa também visa fornecer competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente à comunicação, artes e design.

Qualquer temática educativa e problemática social pode ser trabalhada pelo EDUCAmedia numa escola. Desenvolver um plano de atividades no “TICultura” ou analisar um filme emblemático em “Aprender com o Cinema”, participar em oficinas EDUCAmedia, entrar no mundo da sétima arte e audiovisual no ‘‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar — FACE’’ ou aprender em cursos do “Aprende Online”, efetuar uma reportagem específica para a ‘TV escola’ ou produzir um programa de debate na “Webradio”, bem como editar um vídeo de sensibilização em “Literacia mediática e publicidade”, ou criar uma curta-metragem sobre a temática anual do “Madeira Curtas”, são opções desafiantes.

Os projetos do programa EDUCAmedia possibilitam a melhoria da qualidade de comunicação e convergem para auxiliar o processo de conhecimento, criando alternativas, por forma a estimular a melhoria da qualidade da educação e das condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino–aprendizagem, como também contribuem para a construção de valores, dando assim resposta a várias prioridades definidas no Currículo dos Ensinos Básico e Secundário.

 

Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.