Pesquisar

Cursos de Formação "Projeto Manuais Digitais - conhecer para potenciar"

Enquadrado no Plano Estratégico para a Inovação Educacional, realizam-se, ao longo deste ano letivo, 20 cursos de formação, destinados a docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. 23-01-2024 Direção Regional de Educação
Cursos de Formação "Projeto Manuais Digitais - conhecer para potenciar"

Enquadrado no Plano Estratégico para a Inovação Educacional, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), e no âmbito do contínuo alargamento do projeto dos Manuais Digitais, a SRE, através da Direção Regional de Educação, desenvolve um programa de formação que procura apoiar os docentes na operacionalização do projeto, capacitando-os de competências digitais necessárias para uma utilização efetiva dos manuais digitais e das plataformas digitais da Escola Virtual e da Aula Digital.

 

Com este conjunto de formações, que abrangem todas as escolas públicas da RAM com 2.º e 3.º ciclos, pretende-se pretende capacitar os docentes de estratégias que potenciem a utilização pedagógica dos manuais digitais, dos equipamentos de suporte aos mesmos e do acesso à internet, agora generalizado em todas aquelas escolas.

 

Este ano letivo, destaca-se a experiência-piloto da Escola Secundária Francisco Franco e da Escola Secundária Jaime Moniz, com a aprticipação dos professores do 10.º ano de escolaridade.

 

A partir de 11 de novembro, a DRE disponibiliza, assim, 20 cursos de formação, nas seguintes escolas:

Grupo 1 - EB123/PE Bartolomeu Perestrelo

Grupo 2 - EB23 Dr. Horácio Bento Gouveia

Grupo 3 - EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

Grupo 4 - EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

Grupo 5 - Escola Básica com Pré-escolar dos Louros

Grupo 6 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro

Grupo 7 - ES Jaime Moniz

Grupo 8 - EB23 da Torre

Grupo 9 - EBS Dr. Maurílio da Silva Dantas

Grupo 10 - EB23 Estreito de Câmara de Lobos

Grupo 11 - EBS Padre Manuel Álvares

Grupo 12 - EBS Bispo D.Manuel Ferreira Cabral

Grupo 13 - EBS Ponta do Sol

Grupo 14 - EBS Calheta

Grupo 15 - EBS Calheta

Grupo 16 - EBS D.Lucinda Andrade

Grupo 17 - EBS Santa Cruz

Grupo 18 - EBS Santa Cruz

Grupo 19 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro

Grupo 20 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro

 

Os conteúdos da formação focam-se na exploração e utilização das funcionalidades das plataformas e dos manuais digitais, promovendo a criação de rotinas e procedimentos diários que efetivem práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno e promovendo uma melhoria dos resultados escolares, favorecida pelo feedback imediato após a realização de atividades interativas.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.