Pesquisar

Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [8CRJM]

Este campeonato terá lugar no dia 23 de fevereiro, entre as 9h00 e as 16h00, no Pavilhão Desportivo do Porto da Cruz. 21-02-2024 Direção Regional de Educação
Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [8CRJM]

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza a Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [8CRJM], que terá lugar no próximo dia 23 de fevereiro, entre as 9h00 e as 16h00, no Pavilhão Desportivo do Porto da Cruz. Este evento conta com a participação de 318 alunos e 110 professores provenientes dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira.

A Final do 8.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos é o culminar de todo o trabalho desenvolvido, em cada escola, que visa promover o desenvolvimento de competências matemáticas, nomeadamente ao nível da concentração na dinâmica de um jogo de tabuleiro; na visualização de sequências de jogadas (previsão de uma sequência de ações); na ponderação e na avaliação de alternativas baseadas em processos de decisão (“pensar primeiro, agir depois”).

Este campeonato está dividido em 4 categorias: 1.º Ciclo com os jogos “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastros”; 2.º Ciclo, com os jogos “Gatos & Cães”, “Rastros” e “Produto”; 3.º Ciclo, com os jogos “Rastros”, “Produto” e “Dominório” e Secundário, com os jogos “Produto”, “Dominório” e “Atari-Go”. Participam 142 alunos do 1.º Ciclo, 72 alunos do 2.º Ciclo, 69 alunos do 3.º Ciclo e 35 alunos do Secundário.

Os 3 alunos vencedores de cada categoria terão a possibilidade de representar a Região na Final do 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, em Aveiro, no próximo dia 14 de março, dia Internacional da Matemática.

A entrega de prémios está agendada para as 15h e conta com presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e demais patrocinadores deste evento.

De referir que o Campeonato Regional de Jogos Matemáticos surge da promoção, a nível nacional, do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, o qual tem como entidades promotoras a Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva. A nível regional, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Machico, da Câmara Municipal da Ponta do Sol, da Escola Básica com Pré-Escolar do Porto da Cruz, da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, bem como de alguns patrocinadores: Contrakapa, LuduScience, Fnac, EquipVending, Papelaria Bento, Castelo dos Hambúrgueres, Leya, Teleféricos da Madeira, Flow,  Plaza Madeira, Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol e Banco Crédito Agrícola.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.