Pesquisar

Curso de formação "Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário"

Estão abertas inscrições para a formação sobre as Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, que entram em vigor no ano letivo 2024-2025. 11-03-2024 Direção Regional de Educação
Curso de formação "Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário"

No ano letivo 2024-2025, entram em vigor as Novas Aprendizagens Essenciais da Matemática para o Ensino Secundário, para os alunos do 10.º ano de escolaridade.

Este novo documento orientador requer que os professores de Matemática A tenham não só uma compreensão profunda dos novos conteúdos a abordar e das capacidades e das atitudes que os alunos devem desenvolver, mas também uma visão clara da forma como a aprendizagem da Matemática, por parte dos alunos, se deve desenvolver ao longo do Ensino Secundário.

 

Neste contexto, a Direção Regional de Educação promove, a partir de 24 de abril, o curso de formação "Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário", dinamizado pelas formadoras da DRE, Paula Cristina Lopes e Sónia Abreu, que frequentaram a formação de formadores realizada pelos autores das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática A, João Almiro e Cristina Couchinho, e pelo seu Coordenador, Jaime Carvalho e Silva.

 

No ano letivo 2024-2025 as novas AE da Matemática A do ES, entrarão em vigor, para o 10º ano. Este novo documento orientador requer que os professores de Matemática A tenham não só uma compreensão profunda dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes que os alunos devem desenvolver, mas também uma visão clara da forma como a aprendizagem da Matemática, por parte dos alunos, se desenvolve ao longo do ES.

 

Neste Curso de Formação os professores terão oportunidade de: (1) analisar e compreender as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o ES, as suas finalidades e consequências para o ensino da Matemática; (2) resolver algumas tarefas diversificadas, ajustadas aos objetivos de aprendizagem das AE e que envolvam matemática relevante, de forma a criar oportunidades para aplicar e ampliar conhecimentos, desenvolver capacidades, incluir recursos tecnológicos e permitir diferentes estratégias de resolução; (3) refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática A para o ES e formas de os ultrapassar.

 

Para consultar o programa e realizar a sua inscrição, os professores deverão aceder à Plataforma Interagir em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/xVVoWK8


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.