Pesquisar

Oficina "Manuais Digitais - Aprendizagem ativa e colaborativa com tecnologias digitais"

Estão abertas inscrições para a oficina de aprofundamento de conhecimentos que combina tecnologias digitais e metodologias ativas. 13-03-2024 Direção Regional de Educação
Oficina "Manuais Digitais - Aprendizagem ativa e colaborativa com tecnologias digitais"

No âmbito da Estratégia Regional para a Digitalização do Ensino e do Projeto dos Manuais Digitais, a Direção Regional de Educação pretende capacitar os docentes das escolas que integram este Projeto de estratégias que potenciem cada vez mais a utilização pedagógica dos tablets/chromebooks e do acesso à Internet, em contexto de sala de aula.

Estas ferramentas permitem a utilização de dinâmicas ativas na sala de aula, criando espaço para a reflexão e para a partilha de experiências, que suportem os docentes nas suas decisões curriculares e pedagógicas, em linha com o documento “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (PASEO).

 

Desta forma, os docentes irão:

- Explorar os benefícios das metodologias ativas para a aprendizagem dos alunos, combinadas com a utilização de tecnologias digitais;

- Criar situações de maior envolvimento e motivação e

- Explorar ferramentas digitais que favoreçam a participação interativa, ativa e colaborativa, bem como a aprendizagem significativa dos alunos;

- Promover a construção do conhecimento através da experimentação, da pesquisa e da resolução de problemas reais; da autonomia e da responsabilidade pelo processo de aprendizagem.

 

Pretende-se, ainda, ajudar os professores a atualizar os seus conhecimentos e práticas pedagógicas e a desenvolver novas habilidades e competências; aumentar a sua confiança e segurança na utilização das ferramentas e tecnologias digitais e a criar ambientes de aprendizagem inovadores e dinâmicos.

 

A oficina de formação "Manuais Digitais - Aprendizagem ativa e colaborativa com tecnologias digitais" realiza-se a partir de 10 de abril e destina-se a docentes dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário que já tenham frequentado uma formação sobre os Manuais Digitais.

 

Para consultar o programa e realizar a sua inscrição, os professores deverão aceder à Plataforma Interagir, através da hiperligação https://teducativas.madeira.gov.pt/s/TsMhyxM


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.