Pesquisar

Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM 2018-19

O Núcleo Regional da Madeira do Movimento da Escola Moderna promove esta ação de formação destinada a docentes da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 05-11-2018 Direção Regional de Educação
Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM 2018-19

O Movimento da Escola Moderna irá realizar de 10 de novembro de 2018 a 1 de junho de 2019, uma ação de formação designada institucionalmente por "Sábados de Animação Pedagógica", intitulada "Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM 2018-19".

Trata-se de uma modalidade de intervenção destinada a docentes da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

Organizada pelo Núcleo Regional da Madeira, tem lugar mensalmente, pelo período de três horas, numa manhã ou numa tarde de sábado, conforme programa em anexo.

As sessões são constituídas por dois momentos de 1 hora e 30 minutos. Numa primeira parte, e em sessão plenária, procura-se abordar, no plano teórico, uma das componentes formais do modelo do MEM e dar conta dos respetivos estudos e atualizações, bem como alguns temas das políticas educativas, especialmente as que têm maior incidência curricular. 

Na segunda parte da sessão, o grupo subdivide-se por ciclos de ensino para análise e debate reflexivo sobre um relato de práticas de aprendizagem-ensino, entretanto apresentado para o efeito.

 

Esta ação de formação, num total de de 25 horas, tem como principais objetivos:

-  Atualizar a informação sobre investigação e estudos realizados particularmente no âmbito teórico da perspetiva sociocultural, da psicologia cultural, da pedagogia crítica e dos estudos do currículo;
- Construir a capacidade de análise crítica e avaliativa sobre a prática pedagógica a partir do seu relato;
- Desenvolver a competência reflexiva sobre as práticas educativas;
- Sensibilizar para a mudança de práticas pedagógicas dos professores convidados;
- Analisar e debater as políticas educativas especialmente relevantes para o desenvolvimento do currículo. 

 

A primeira sessão, também designada como 1.º sábado pedagógico, realiza-se no dia 10 de novembro de 2018, das 10:00 às 13:00, no rés-do-chão do Complexo Habitacional das Cruzes, na Rua das Cruzes, Funchal, será dinamizada por Cristina Manica e terá como tema a "Sintaxe do Modelo Pedagógico do MEM".

Na primeira parte, será feita a leitura e reflexão sobre o texto da formadora, que poderá ser consultado em anexo.


 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.