Pesquisar

Oficina de Formação “Implementação de uma Metodologia STEM – atividades práticas”

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, decorreu a 1.ª parte da Oficina de Formação “Implementação de uma Metodologia STEM – atividades práticas”. 14-11-2019 Direção Regional de Educação
Oficina de Formação “Implementação de uma Metodologia STEM – atividades práticas”

Nos  dias 28, 29 e 30 de outubro  decorreu  a 1ª parte da Oficina de Formação “Implementação de uma Metodologia STEM – atividades práticas”. Trata-se de um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, que consiste na interligação das áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática e que propõe a articulação de saberes, na concetualização de práticas de ensino e de avaliação. 

A implementação desta metodologia inovadora decorre dos desafios lançados a nível europeu, pela Comissão Europeia, através do documento “As Competências-chave para Todos no Séc. XXI”, assim como pelas orientações educativas nacionais definidas no documento “O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, que elenca um conjunto de competências que se pretende que os alunos portugueses desenvolvam até à saída da escolaridade obrigatória, das quais se destacam as competências básicas nos domínios das ciências, da matemática e das tecnologias.
É neste enquadramento que uma metodologia STEM pode contribuir efetivamente para uma mudança de práticas, tornando o aluno construtor do próprio conhecimento e o agente principal do processo de aprendizagem, e assim dotar os cidadãos europeus de conhecimentos e competências essenciais para enfrentar os desafios do século XXI.
O Governo Regional da RAM atento aos novos desafios europeus, promoveu no passado dia 18 de janeiro de 2019, o “ I Encontro Regional STEM – Science, Technology, Engineering, and Matemathics , na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, com vista a informar, sensibilizar e motivar a Comunidade Educativa da RAM para esta temática e perspetivar futuras práticas de trabalho, baseadas na metodologia STEM.
 Esta oficina de formação constitui, assim, mais um contributo para a implementação da metodologia STEM nas escolas da RAM, inspirando-se em boas práticas, nomeadamente da Academia STEM de Mangualde, instituição que lidera estas temáticas, a nível nacional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.