Pesquisar

Camões épico e lírico: a Literatura no Perfil dos Alunos

Está em curso a divulgação e abertas as inscrições para a realização deste curso de formação destinado a docentes do grupo de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 06-12-2019 Direção Regional de Educação
Camões épico e lírico: a Literatura no Perfil dos Alunos       Os normativos legais em vigor - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) e Aprendizagens Essenciais (AE) do Ensino Secundário - valorizam a Literatura enquanto domínio decisivo na compreensão dos textos e na aquisição da linguagem conceptual. O texto literário, herança patrimonial e “memória de uma comunidade”, constitui assim a matéria-prima sobre a qual se edifica o ensino e a aprendizagem do Português, na veiculação dos valores essenciais que contribuem para o desenvolvimento de um perfil de aluno de base humanista.

      Luís de Camões detém um lugar de destaque no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário (9º e 10º anos), não só na vertente épica, mas também na vertente lírica. As suas obras – de elevada erudição e correlativa dificuldade interpretativa – constituem marcos essenciais na compreensão da História de Portugal, mas também do Homem, ser de emoções e sentimentos profundos.

      Não raras vezes, a abordagem à obra camoniana é alvo de resistência pela complexidade da linguagem, da estilística e, sobretudo, por um conhecimento inconsistente da História e da epopeia nacional, conduzindo a uma abordagem imprecisa e fugaz, sem a necessária contextualização, análise, intertextualidade e relação com o mundo contemporâneo. Este curso de formação, ao centrar-se na obra camoniana, visa proporcionar aos formandos o aprofundamento científico, pedagógico e didático destes dois conteúdos literários obrigatórios do ensino secundário, articulando-os com outras obras de leitura autónoma, visando a promoção de competências de cidadania, o aprofundamento da consciência crítica e da aceitação da diversidade da condição humana. Pretende também sensibilizar para a importância de uma pedagogia motivadora e promotora de uma verdadeira aprendizagem.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.