Pesquisar

O livro, o jogo e o imaginário infantil (turma 4)

Está em curso a divulgação e abertas as inscrições para a realização desta atividade formativa destinada a educadores de infância. 09-12-2019 Direção Regional de Educação
O livro, o jogo e o imaginário infantil (turma 4)

       Os educadores de infância, face ao trabalho que desenvolvem, são determinantes na criação de um “projeto leitor”, seja no contexto educativo da creche ou do jardim de infância. Assim, na sua formação profissional devem ser encorajados a desenvolver um projeto educativo que promova competências de literacia emergente.

     Segundo Justice e Pullen (2003), num estudo orientado por Leal, Gamelas, Peixoto e Cadima (2014) as crianças pré-leitoras devem vivenciar três estratégias que otimizam comportamentos emergentes de leitura, tais como: “a leitura conjunta de livros de histórias entre adultos e crianças; a organização de contextos de brincadeira enriquecidos com elementos de literacia; a organização de um currículo estruturado pelo educador para o desenvolvimento da consciência fonológica” (pp.178-179).

         Nesta atividade formativa valorizaremos o livro e a leitura oral de histórias, uma vez que as crianças pré-leitoras começam a trilhar os caminhos da leitura através da voz dos outros.

        Refletiremos sobre a importância da criação de um acervo apropriado e sobre a importância da implementação de dinâmicas à volta do livro e da leitura, incentivando à promoção e criação de atividades que permitam que a criança se aproprie do impresso, consolidando, assim, comportamentos emergentes de leitura. Estratégias e atividades de leitura que vêm contribuir para a construção articulada do saber no respeito pelos fundamentos e princípios da pedagogia para a criança consubstanciados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Deste modo, se pretende sensibilizar para a utilização do livro e do jogo como ferramentas enriquecedoras da aprendizagem da criança, as quais potenciam o seu elevado envolvimento “demonstrado através de sinais como prazer, concentração, persistência e empenhamento” (p. 11).

         Um dos desafios subjacentes a esta formação é também a criação de um projeto de mediação leitora, o qual se reveste de uma dinâmica estruturante e potenciadora dos princípios e valores caraterizadores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Concomitantemente, a utilização das linguagens artísticas (plástica, musical, corporal…) vem possibilitar a promoção da solidariedade, do respeito pelas outras culturas, das identidades e do espírito democrático, almejado para a formação dos futuros jovens.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.