Pesquisar

Saramago: discurso moralizante e crítico – a Literatura no Perfil dos Alunos

Está em curso a divulgação e abertas as inscrições para a realização desta oficina de formação destinada a docentes de Português do Ensino Secundário. 03-01-2020 Direção Regional de Educação
Saramago: discurso moralizante e crítico – a Literatura no Perfil dos Alunos

     O Programa de Português, as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário valorizam a Literatura enquanto domínio decisivo na compreensão dos textos e na aquisição da linguagem conceptual. O texto literário, herança patrimonial e “memória de uma comunidade”, constitui assim a matéria-prima sobre a qual se edifica o ensino e a aprendizagem do Português, na veiculação dos valores essenciais que contribuem para o desenvolvimento de um perfil de aluno de base humanista.

     A leitura e análise da obra do Nobel (1998) português é, frequentemente, alvo de resistência pelo desafio da pontuação, pelas sistemáticas relações culturais e de intertextualidade e, sobretudo, pela descodificação dos sentidos de uma linguagem complexa entre História e ficção, assente num discurso crítico, irónico e sarcástico do narrador.

     José Saramago é uma figura incontornável na Literatura do Ensino Secundário, sendo os seus romances, Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis, obras de leitura integral obrigatória no 12.º ano. Esta oficina de formação, ao centrar-se na obra saramaguiana, visa proporcionar aos formandos o aprofundamento científico, pedagógico e didático destes dois romances, articulando-os com a poesia de Saramago, génese do seu pensamento. Pretende contribuir para a promoção de competências de cidadania, para o aprofundamento da consciência crítica e da aceitação da diversidade da condição humana, bem como sensibilizar para a importância de uma pedagogia motivadora e promotora de verdadeira aprendizagem.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.