Pesquisar

I Encontro Regional Educação para a Cidadania Global

Está em curso a divulgação e abertas as inscrições para o I Encontro Regional de Educação para a Cidadania Global. 08-01-2020 Direção Regional de Educação
I Encontro Regional Educação para a Cidadania Global

     Baseada no primeiro objetivo mundial da Unesco, o de haver uma educação para todos, a Autonomia e Flexibilidade Curricular, implementada pelo Ministério da Educação, visa introduzir autonomia e inovação na organização e desenvolvimento curricular. Almeja-se que as Escolas disponham de maior Flexibilidade Curricular com o intuito de promover Ação Pedagógica interdisciplinar, reforçando e enriquecendo as Aprendizagens Essenciais, onde a cidadania global deverá estar no centro das aprendizagens. Neste sentido, esta medida acarreta novos desafios à prática pedagógica, exigindo que os docentes conciliem as aprendizagens essenciais e o Perfil dos Alunos. 

    O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória é um documento organizado em Princípios, Visão, Valores e Áreas de Competências, orientando-nos para uma educação escolar que permita aos alunos adquirir saberes científicos e artísticos com uma base humanística. Esta intenção educativa implica que a Escola tenha o propósito e a responsabilidade de manter uma relação mais intensa e próxima com a comunidade, partilhando valores comuns e rentabilizando as potencialidades da comunidade envolvente.

     O programa do I Encontro Regional de Educação para a Cidadania Global visa promover a reflexão sobre os desafios e as oportunidades que os professores enfrentam nesta nova etapa da Educação, em Portugal. Em síntese, com este evento pretende-se, através das diversas comunicações dos oradores convidados e em interação com o público presente, contribuir para o desenvolvimento das dimensões da cidadania global. Será um espaço que, por um lado, irá fomentar a reflexão dos jovens e adultos sobre processos de participação, com base na escola e, por outro lado, promover o diálogo e a partilha entre todas os participantes, a partir da apresentação de algumas iniciativas que estão já a ser implementadas, enquanto ferramentas de promoção da democracia, da participação e do desenvolvimento da sociedade.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.