Pesquisar

A importância da Filosofia para Crianças

Está em curso a divulgação e abertas as inscrições para a realização desta sessão destinada a docentes dos vários grupos de recrutamento. 21-01-2020 Direção Regional de Educação
A importância da Filosofia para Crianças

A Filosofia para Crianças é uma prática que visa promover as competências cognitivas, afetivas e comportamentais das crianças em comunidade de diálogo filosófico, assente em valores de respeito pelo outro, potenciando a formação de pessoas razoáveis, autocríticas e com consciência social.

 

A implementação desta prática nas escolas como ferramenta consciente, sinaliza caminhos, constrói pontes e abre atalhos para uma temática importante nos dias de hoje: a importância da criança ouvir, observar e dialogar com o seu universo, debatendo questões que iluminam abordagens históricas, metodológicas e éticas. Configura-se também como um contributo para a redução de problemas de comportamento, para a melhoria dos resultados académicos e, consequentemente, para o sucesso escolar.

 

Na gestão flexível do currículo, a prática de Filosofia para Crianças vem facilitar ao aluno e ao professor a articulação de saberes, nomeadamente no desenvolvimento de projetos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e criativos, dotados de virtudes cívicas (como sugere o Perfil do Aluno) e capazes de trabalhar em comunidades de investigação filosófica (comunidade de diálogo), desenvolvendo conhecimento, conceptualizando, problematizando e argumentando.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.