Pesquisar

Curso de Formação "Autocuidado e bem-estar do docente"

A Direção Regional de Educação está a promover este curso de formação destinado a docentes de todos os Grupos de Recrutamento e para a qual estão abertas as inscrições. 23-10-2020 Direção Regional de Educação
Curso de Formação "Autocuidado e bem-estar do docente"

Os constantes desafios que são colocados à sociedade em geral e aos docentes em particular, recentemente agravados pela conjuntura decorrente da pandemia Covid 19 que atingiu todo o mundo e, no caso particular da Educação, impôs mudanças estruturais sobre o funcionamento das instituições e dos sistemas de educação, atualmente baseados nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, nomeadamente através de plataformas digitais. Esta situação está a exigir da parte dos docentes, um enorme esforço e a capacidade de se reinventarem e alterarem metodologias e estratégias de ensino, materiais e outas ferramentas pedagógicas, para suportes digitais, numa ótica de Ensino a Distância. Aqui acresce referir que a média de idade dos docentes da RAM atinge níveis etários elevados o que tem provocado níveis de stress e desgaste físico e psicológicos elevados.

Todos estes fatores repercutem-se no bem-estar e na qualidade de vida destes profissionais. Por isso são frequentes as queixas de exaustão física e psíquica, de sobrecarga emocional, dilemas éticos, pressão do tempo e dificuldade na priorização de tarefas, gestão de recursos e necessidade de gerir dificuldades de comunicação, o que culmina frequentemente em mal-estar psicológico significativo.

Estes aspetos foram confirmados por muitos docentes da RAM que participaram na 1ª edição deste Curso de Formação, realizado no final do passado ano letivo. O mesmo se tem verificado com um muito levado e inesperado número de docentes que acorreu a candidatar-se sem que, no entanto, tenha sido possível assegurar a cada um a indispensável vaga. Por todas estas razões se justifica a realização deste segundo curso de formação.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.